SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos da América Latina acrescentam novas medidas a seus protocolos contra o coronavírus

Portos da América Latina acrescentam novas medidas a seus protocolos contra o coronavírus


Fonte: Mundo Marítimo (16 de abril de 2020 )
Peru, Equador, Brasil, México e Chile reforçaram as ações de prevenção

 

O coronavírus (Covid-19) continua afetando o sistema portuário da América Latina, motivo pelo qual eles decidiram adicionar novas ações aos seus protocolos contra a pandemia na região.

 

Peru

A Autoridade Portuária Nacional do Peru (APN) solicitou a aplicação de Sistemas de Gerenciamento de Proteção e Segurança Portuária nos terminais e instalações portuárias, através de protocolos contra o Covid-19, ditando para ele as respectivas diretrizes obrigatórias com o que que os planos e protocolos dos operadores APM Terminals Callao e DP World Callao foram aprovados .

 

Por seu turno , a APM Terminals Callao anunciou de 13 a 18 de abril que a recepção e expedição de carga no porto de contêineres funcionará apenas em turnos das 7:00 às 15:00 e das 15:00 às 23:00, para que não sejam recebidos. nem enviarão contêineres no turno das 23:00 às 07:00. Essa medida foi gerada pela confirmação de casos positivos de coronavírus.

 

Da mesma forma, o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) informou que os motoristas de transporte de cargas e mercadorias possuem um aplicativo que permite identificar as estações na rota que possuem lojas, para que possam fornecer combustível e alimentos durante a viagem. pelas rotas nacionais enquanto durar o Estado de Emergência Nacional.

 

Equador

O porto de águas profundas de Posorja, no Equador, informou que eles desenvolveram um plano de tecnologia baseada em nuvem devido à flexibilidade que oferece no acesso a serviços. O terminal continua operando para atividades relacionadas ao comércio exterior e mais de 100 funcionários realizam teletrabalho usando diferentes plataformas de comunicação e colaboração.

 

Em Contecon Guayaquil, eles instalaram sistemas de desinfecção com detecção automática na entrada e aplicaram medidas de biossegurança para toda a cadeia logística. Eles também fornecem um kit com garrafas de álcool para todos os recipientes vazios que vão para as fazendas.

 

Enquanto isso, o Terminal Portuário de Manta executa medidas rigorosas de biossegurança para entrar nas instalações.

 

Brasil

A Superintendência do Porto de Itajaí, no Brasil, realiza uma campanha de conscientização sobre o coronavírus para os trabalhadores do transporte. A ação foi realizada nas portas que dão acesso ao terminal com a distribuição de kits de higiene.

 

Da mesma forma, a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (ANTAQ) informou que, para reduzir os efeitos da crise nos setores regulados, foram suspensos prazos processuais, prolongadas as audiências públicas, aplicadas diretrizes e restrições às atividades de transporte longitudinal de passageiros. e foram aprovadas resoluções que regem as reuniões ordinárias do Conselho Virtual e Eletrônico da Agência.

 

Enquanto os caminhoneiros que descarregam grãos no Porto de Paranaguá receberão um kit de comida a partir de terça-feira, 14 de abril. É uma maneira de ajudar os motoristas que estão tendo dificuldade em encontrar restaurantes abertos devido à pandemia.

 

México

O Ministério das Comunicações e Transportes do México (SCT) anunciou a entrega de permissões e autorizações a navios ou dispositivos navais que apresentam serviços relacionados ao transporte de passageiros e carga, bem como a produção e distribuição de gás, petróleo, gasolina ou combustível de aviação .

Por outro lado, o Porto de Lázaro Cárdenas , a Administração Portuária Integral de Veracruz e a Administração Portuária Integral de Altamira informaram que continuam operando com eficiência, de acordo com as diretrizes das Instituições Internacionais de Saúde e do Governo Federal.

 

Chile

A Companhia Portuária de Chacabuco (Emporcha), no sul do Chile, adotou as medidas preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Capitania de Puerto Chacabuco, visando o funcionamento dos navios e seus trabalhadores. Além disso, em conjunto com a Autoridade de Saúde e a Governança Marítima, serão realizadas higienizações diárias na entrada da área portuária, corrimãos, escritórios de usuários da Zona Franca, escritórios de supervisores e chefes de serviços, bem como a tomada de temperatura. pessoas que entram no salão.

 

Enquanto a Companhia Portuária Austral (Epaustral) confirmou a expansão do Covid-19 por um membro de sua equipe no Terminal José de los Santos Mardones, em Punta Arenas, no extremo sul do país. Diante desse cenário, o protocolo interno foi ativado para informar aqueles que tiveram que iniciar um período de quarentena preventiva e tomar medidas adicionais de saneamento nas instalações. Da mesma forma, foram notificadas as empresas que realizam atividades relacionadas ao atendimento de navios e cargas no referido terminal, para que possam instruir medidas cautelares em suas respectivas equipes de trabalho.

 

As operações no Terminal José de los Santos Mardones continuarão conforme o previsto em termos de serviço de navio. E o serviço de carregamento ocorrerá em horários limitados, que serão monitorados constantemente.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais