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O que fazer quando seu chefe não se adaptou ao home office

Fonte: Epoca Negócios (16 de abril de 2020)

O trabalho remoto pode impor novos desafios para chefes e subordinados. (Foto: Justin Paget via Getty Images)


Existe uma grande diferença entre trabalhar de casa e em um escritório. Isso se acentua em um cenário em que as empresas precisam fazer essa transição do dia para noite, sem treinamento específico ou tempo para adaptação. O resultado, segundo um levantamento da consultoria VitalSmarts, é que um em cada cinco líderes está despreparado para gerenciar suas equipes no home office.
 
Uma série de habilidades é essencial para manter a produtividade nesse regime de trabalho. Dentre elas, está uma maior sensibilidade e capacidade de expandir suas perspectivas além das bordas do escritório. Nos líderes, o desenvolvimento dessas características é comprometida pela cultura corporativa, que usa como parâmetro para produtividade o número de horas em que o gerente vê seu subordinado no ambiente de trabalho. Mas, como podemos imaginar, esse tipo de abordagem não funciona no home office.
 
Para os funcionários, o resultado desse despreparo é uma queda na sua capacidade de gerar resultados e em seu bem-estar emocional. Mas existe uma série de atitudes que podem ajudar. Mary Abbajay, presidente da consultoria de liderança Carrerstone Group, em entrevista para a FastCompany, elencou as principais. Confira.
 
Seja proativo com a comunicação
Segundo Mary, não é mais difícil gerenciar seus funcionários remotamente, apenas é diferente. Para facilitar a adaptação, o funcionário deve identificar como seu chefe gosta de trabalhar no home office.
 
Geralmente, esse tipo de iniciativa deve ser comunicada diretamente pelo próprio líder. Entretanto, se ele tem problemas de comunicação, a situação tende a piorar. Nesse cenário, o funcionário precisa ser proativo e começar a construir essa linha de contato.

Uma estrtégia é manter a rotina de informar o que você está fazendo. Estabeleça um horário para mandar um e-mail ou realizar ligações. Deixe claras suas prioridades, para alinhar expectativas.
 
Se voluntarie para assumir tarefas
Se você perceber que seu chefe tem alguma dificuldade, ofereça ajuda, sugere Dana Brownlee, fundador da empresa de treinamentos corporativos Professionalism Matters.
 
“Você pode dizer: ‘Eu sei que você está sobrecarregado, atendendo aos clientes e se certificando de que as coisas não estão desmoronando. Não me importo se você quiser que eu assuma a liderança nas plataformas de pesquisa”, diz.
 
Segundo a especialista, a maioria dos chefes irá adorar esse tipo de atitude. A tendência é se sentirem agradecidos.
 
Seja a ‘cola’ de sua equipe
A não ser que seu chefe seja controlador e paranóico, Abbajay diz que esse é o momento ideal para criar laços entre sua equipe.
 
Um passo importante é perguntar aos colegas de trabalho como você pode ajudar. “Proponha ideias de como se manter conectado e produtivo. Fale sobre como se manter positivo e levantar a moral da equipe. Essas coisas irão ajudar.”
 
Recomende melhorias
Com tanta informação disponível sobre como trabalhar à distância, os funcionários podem pesquisar e sugerir ao chefe. “É um ótimo momento para desenvolver ideias e estratégias e as experimentar”, diz Abbajay.
 
Nem tudo vai funcionar, mas é importante continuar tentando. “Você pode dizer: ‘Ei, podemos mudar as seguintes coisas. Eu achei tal método produtivo em uma equipe anterior em que eu participava.” Ou também: “Eu li este ótimo artigo e você também pode achar útil”, diz Brownlee.
 
Deixe clara a sua disponibilidade
Trabalhar em casa também pode criar dificuldades entre assimilar sua vida profissional com a familiar. Abbajay diz que você pode precisar negociar um pouco sobre o seu horário disponível.
 
“Você pode dizer ao seu chefe que está comprometido em ser um funcionário produtivo, que está comprometido em atingir suas metas, nos objetivos da empresa e em realizar seu trabalho, mas que também precisa de alguma flexibilidade”, diz ela.
 
Brownlee sugere algumas regras. “Antes, você tinha reuniões matinais, mas agora precisa cuidar de seus filhos e ajudar nos trabalhos escolares”, diz. “Em vez de assumir que as coisas não mudaram, reconheça que a vida de todos provavelmente está virada de cabeça para baixo e converse sobre isso”.
 
Mas seja claro quanto a sua situação e suas necessidades, dessa forma não sobrará espaço para mal entendidos.
 
Tente ser paciente
Chefes não são infalíveis, diz Brownlee. Seja paciente com falhas e sempre abra um canal de diálogo. Dessa forma, a sua rotina se tornará bem menos estressante.