SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Volume do comércio exterior chinês cai 6,4% no trimestre

Volume do comércio exterior chinês cai 6,4% no trimestre


Fonte: OMDN (14 de abril de 2020 )
Foto: Xinhua/China Daily

Apesar do comércio exterior chinês ter se recuperado em março, o primeiro trimestre de 2020 fechou com queda nas movimentações. Nos três primeiros meses do ano, o país totalizou um volume operado de 6,57 trilhões de yuans, o que representa retração de 6,4% em relação a 2019. Os dados são da Administração Geral das Alfândegas (GACC), compartilhados nesta terça-feira (14) pelo China Daily.

 

No último mês, o comércio exterior da China somou 2,45 trilhões de yuans. O montante corresponde a uma queda de 0,8% na comparação com 2019. As exportações reduziram 3,5% e as importações cresceram 2,4%. Com isso, os resultados foram de 1,29 trilhões e 1,16 trilhão de yuans, respectivamente.

 

Entre janeiro e março, as exportações recuaram 11,4% e as importações 0,7%. Isso representa 3,33 trilhões e 3,24 trilhões de yuans.

 

Conforme os dados, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) se tornou o maior parceiro comercial da China. No período, foram movimentados 991,34 bilhões de yuans, um aumento anual de 6,1%. Na prática, a Asean representa 15,1% do volume total do comércio exterior chinês.

 

Já as transações com a União Europeia, Estados Unidos e Japão caíram entre janeiro e março. A principal retração foi no comércio com os norte-americanos, que diminuiu 18,3% na comparação ano a ano.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais