SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Carga com 726 mil testes para coronavírus chega a São Paulo

Carga com 726 mil testes para coronavírus chega a São Paulo


Fonte: Estadão (14 de abril de 2020 )
Laboratorista mostra kit de teste para o coronavírus na Europa Foto: Robin Van Lonkhuijsen/ EFE

SÃO PAULO – Uma carga com 7.260 kits para testes do novo coronavírus (726 mil exames), encomendada pelo Instituto Butantan, aterrissou em São Paulo na madrugada desta terça-feira, 14, e será usada para reduzir a fila de exames para detecção de covid-19 no Estado. O avião que trouxe a carga pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a 97 quilômetros da capital. O material foi levado na manhã desta terça para um depósito em Guarulhos, na Grande São Paulo.

 

Segundo o Butantan, há outra carga, com mais 500 mil testes, que deve chegar até o fim do mês ao Estado. A expectativa é que, ao todo, 1,3 milhão de exames chegue a São Paulo para reduzir a subnotificação de casos de covid-19 no epicentro da doença no País.

De acordo com o governo do Estado, atualmente há um processamento de 2 mil testes por dia. Com a chegada dessa carga, até o dia 24 de abril, serão processados 5 mil teste por dia. E a partir de 18 de maio, esse volume deve chegar a 8 mil teste por dia. O investimento do governo do Estado neste lote que chegou nesta terça-feira foi de R$ 85 milhões. Participam do processamento dos testes 34 laboratórios públicos e particulares e outros dez serão habilitados.

 

De acordo com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, a fila de testes no Estado que aguardam resultados era de 15.600 nesta segunda-feira. Deste total, segundo ele, 12 mil já foram distribuídos para a rede. “Já temos um caminho para zerar a fila até o final desta semana”, afirmou.

 

Os testes prioritários, de acordo com Covas, são para óbitos, pacientes internados em estado grave e profissionais de saúde.

 

O teste é do tipo RT-PCR (Transcrição Reversa Seguida de Reação em Cadeia da Polimerase, na sigla em inglês), que confirma se o RNA presente na amostra é o do coronavírus. A carga veio da Ásia em uma viagem de dois dias, que fez escala na Alemanha antes de aterrissar em São Paulo, de acordo com o aeroporto.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais