SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Viracopos alcança 1º lugar entre aeroportos para entrada de importações no Brasil, diz levantamento

Viracopos alcança 1º lugar entre aeroportos para entrada de importações no Brasil, diz levantamento


Fonte: G1 (9 de abril de 2020 )
Área do terminal de cargas em Viracopos — Foto: Reprodução/EPTV

Viracopos (SP) alcançou o primeiro lugar entre os aeroportos para entrada de produtos importados no Brasil, segundo levantamento feito pela Receita Federal e a concessionária que administra o terminal em Campinas (SP). Os dados divulgados na tarde desta quarta-feira (8) consideram o período dos últimos 12 meses e mostram ainda que a estrutura está na segunda colocação, atrás do Porto de Santos (SP), quando também são consideradas as aduanas terrestres e marítimas na análise.

 

A concessionária destaca que, entre 10 mil importadores diferentes, um em cada quatro usa Viracopos. Em relação aos exportadores, estimados em 10,5 mil, cerca de 25% também se valem da estrutura do aeroporto em Campinas. O levantamento considera o número de declarações e, mensalmente, o aeroporto contabiliza 28 mil importações, ante 13 mil exportações.

 

Ainda segundo o levantamento, o terminal tem registrado pelo menos 20 declarações diárias de importação sobre equipamentos e medicamentos usados no enfrentamento ao novo coronavírus.

 

No ano passado, Viracopos recebeu um certificado internacional que o credenciou a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica, segundo a concessionária administradora.

 

Crise
Em março, a concessionária que administra Viracopos protocolou o pedido de relicitação do terminal na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A medida foi aprovada no plano de recuperação judicial como forma de solucionar a crise financeira da concessão, que soma R$ 2,88 bilhões em dívidas.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais