SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Soluções digitais para garantir a segurança alimentar em tempos de coronavirus

Soluções digitais para garantir a segurança alimentar em tempos de coronavirus


(9 de abril de 2020 )
Startup gaúcha Elysios é selecionada pela Bayer em busca de soluções para agricultores.

A Elysios Agricultura Inteligente é uma das startups selecionadas pelo Desafio Covid-19, lançado pela Bayer, com o objetivo de buscar soluções tecnológicas que ajudem os produtores a reduzir o impacto em seus negócios devido à pandemia do coronavirus.

 

O desafio busca sugestões que tenham alto impacto digital, sejam de rápida adoção e implementação e tenham condições facilitadas para aquisição dos produtores.

 

Criada por ex-alunos da UFRGS de agronomia e engenharia, a Elysios apresentou a plataforma Demetra, voltada para a rastreabilidade. O aplicativo funciona como um caderno de campo digital, em que o produtor rural registra as atividades do dia a dia, de maneira fácil e prática, promovendo um rastreamento do cultivo, hoje uma exigência no cultivo de frutas e hortaliças. E ainda facilita ações de rotina na propriedade, como racionalizar o uso de insumos e, com isso, o ganho de produtividade.

 

Frederico Apollo Brito, CEO e um dos fundadores da Elysios, explica que os agricultores estão se sentindo muito atingidos por problemas de comercialização no atual cenário. “Nossa ferramenta entra nessa realidade para permitir a comercialização da produção. Com rastreabilidade, eles conseguem ofertar os produtos com segurança, para todos os entes da cadeia produtiva. É essa segurança que a gente quer passar”, afirma.

 

Por ser um dos escolhidos pelo comitê de avaliação, o aplicativo Demetra estará disponível gratuitamente, durante três meses, na Orbia, marketplace mais conhecido do agronegócio brasileiro, voltado a três grandes negócios: insumos, commodities e fidelidade. A plataforma é aberta ao mercado e conta com 140 mil produtores rurais no seu banco de dados. Conforme regulamento do Desafio Covid-19, esse prazo pode ser prorrogado de acordo com a necessidade e o avanço da pandemia.

 

Segundo Dirceu Ferreira Jr, Diretor do Centro em Expertise em Agricultura Tropical da Bayer, a única maneira de garantir segurança alimentar para a população é a união de esforços. “Essa é uma chamada com causa nobre. Diversos segmentos estão sendo afetados no mundo inteiro, então nós entendemos que boas soluções podem blindar e proteger contra essa pandemia que está ocorrendo”, aposta.

 

O Desafio Covid-19 é uma iniciativa da Bayer, gigante mundial do agronegócio, com apoio do AgTech Garage. Além do acesso ao marketplace Orbia, a Elysios e as outras empresas selecionadas terão acesso aos parceiros corporativos do hub, como o Sicredi, para potencializar o go-to market, estratégia que inclui campanhas de marketing e facilidade para entrada de programas de incentivo.

 

“Muitos mercados estão com as demandas desalinhadas então tem empresa que tá comprando muito, e de forma errada. Nós atuamos ajudando na adaptação da propriedade ao mundo moderno, preparando o produtor rural para que ele consiga vender bem os seus produtos. É a nossa forma de entregar soluções para o agricultor no meio dessa pandemia”, finaliza Brito.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais