SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Santos tem primeiro caso confirmado de Covid-19

Porto de Santos tem primeiro caso confirmado de Covid-19


Fonte: Revista Globo Rural (9 de abril de 2020 )
(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

O Sindicato dos Estivadores de Santos (Sindestiva) informou nesta quarta-feira (8/4) que o porto apresentou o primeiro caso de Covid-19 entre estivadores. Em nota, a entidade diz que o trabalhador está internado na UTI do Hospital Santo Amaro, em Guarujá (SP).

 

Outros dois casos suspeitos estão sendo investigados. Um aguarda os resultados dos exames e segue internado no hospital da Praia Grande com problemas respiratórios “e mais alguns sintomas que requerem cuidados”. Já o segundo caso suspeito envolve um estivador que começou ter sintomas e passou para quarentena domiciliar.

 

Em 23 de março, o porto de Vitória, no Espírito Santo, registrou o primeiro caso de Covid-19 entre estivadores no país. O trabalhador infectado, um estivador avulso e sem contrato fixo com o porto, foi afastado.

 

Além disso, todos que tiveram contato com ele foram bloqueados para o trabalho, segundo comunicado assinado pelo gerente executivo do órgão gestor de mão de obra do trabalho portuário avulso do Espírito Santo (Ogmo), Wagner Luiz Feu Carvalho.

 

Segurança

No último sábado (4/4), o governo federal publicou uma medida provisória com o intuito de conter a disseminação do novo coronavírus em terminar portuários do país.

 

A MP 945 proíbe a escalação de trabalhadores com sintomas da doença ou pertencentes ao grupo de risco e prevê o pagamento de 50% da média mensal dos rendimentos obtidos entre 1º de outubro e 31 de março de 2020, o caso dos trabalhadores avulsos – que não contam com as proteções legais previstas pela CLT.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais