SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Petrobras descobre óleo na direção de Santos

Petrobras descobre óleo na direção de Santos


Fonte: A Tribuna (6 de abril de 2020 )

A Petrobras descobriu óleo em reservatórios porosos do primeiro poço do bloco Uirapuru (SS-AUP2), situado a cerca de 200 quilômetros da costa da cidade de Santos. Fica no chamado polígono do pré-sal, na Bacia de Santos, e o poço está a 1.995 metros (quase dois quilômetros) de profundidade, em uma área conhecida informalmente como Araucária.

 

Em nota, a estatal confirmou a descoberta nesta quinta-feira (2). A Petrobras acrescentou que os dados do poço serão analisados e, a partir das informações, será possível direcionar como será a exploração na área e avaliar o potencial da descoberta.

 

O volume de Uirapuru é estimado em 7,8 bilhões de barris de petróleo, de acordo com documento elaborado pela Superintendência de Definição de Blocos da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

 

A gestora do bloco é a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA, empresa do Governo Federal). A operadora é a Petrobras, que possui 30% de participação, em parceria com ExxonMobil (28%), Equinor (28%) e Petrogal (14%).

 

Esse consórcio, formado por Petrobras e pelas demais empresas com percentual no bloco, ofereceu 75,49% de excedente em óleo – a parcela da produção de petróleo e de gás natural a ser repartida entre o Governo e as empresas, que resulta da diferença entre a produção total e as parcelas relativas ao custo em óleo e a royalties.

 

O bloco Uirapuru foi adquirido na quarta rodada de partilha de produção, realizada em junho de 2018. Nesse sistema de partilha, a empresa vencedora é a que oferece à União o maior percentual de excedente em petróleo e gás natural produzidos.

 

Em detalhes

A Bacia de Santos se localiza no Sudeste da margem continental brasileira, defronte aos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

 

Ela se limita ao sul pelo Alto de Florianópolis (SC), que a separa da Bacia de Pelotas, e ao norte é limitada pelo Alto de Cabo Frio, que a separa da Bacia de Campos (RJ).

 

Com área total de 352.260 km² até a lâmina d’água (profundidade) de 3 mil metros, a Bacia de Santos é a mais extensa bacia costeira do Brasil.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais