Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Não vão faltar recursos para a saúde nem para a economia, diz Paulo Guedes em Reunião na FIESP

Fonte: FIESP (31 de março de 2020)

O presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, organizou na manhã do sábado, 28/3, uma videoconferência entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os membros do Conselho Superior Diálogo pelo Brasil, formado por cerca de líderes de 40 grandes grupos empresariais sediados no país. A preocupação em minimizar os impactos da pandemia de Coronavírus na saúde e na economia deu o tom da reunião. “Não podemos poupar esforços nem recursos para isso”, disse Skaf.
 
Guedes assegurou a todos que o governo está empenhado nisso e afirmou que “nenhum brasileiro será deixado para trás”. “Vamos liberar todos os recursos que a saúde necessitar e, da mesma forma, não deixaremos faltar liquidez na economia” afirmou. O ministro também descartou aumento de impostos neste momento, como sugeriram alguns deputados. “A crise que estamos vivendo é transitória. Se aumentamos impostos, quebramos as pernas das empresas, o que vai impedir a retomada da economia mais adiante.”
 
Skaf frisou ao ministro a importância de facilitar o acesso ao crédito. O governo aumentou a liquidez no mercado, mas ainda assim as empresas estão com dificuldades de acessar os recursos porque os bancos estão segurando. “O dinheiro tem que chegar nas mãos das empresas”, afirmou Skaf.
 
Ele pediu que a medida anunciada na sexta-feira, 27, para pequenas e médias empresas, de uma linha de crédito específica para financiar a folha de pagamento de empresas que faturam entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões por dois meses, seja estendida às demais companhias, menores e maiores. Neste período, o trabalhador não pode ser demitido. O presidente da Fiesp solicitou também que as empresas que estejam no Refis sejam liberadas do pagamento nesses três meses de crise. Guedes concordou com ambos os pleitos.
 
O ministro disse ao grupo que um dos grandes desafios do governo é conseguir mais testes para a população. Os empresários se dispuseram a contribuir comprando exames para testar seus funcionários e passar o excedente para o poder público. A Vale já tomou esta iniciativa. “Vamos comprar um milhão de testes. Cerca de 70 mil serão para os nossos colaboradores e o restante vamos doar”, disse oco-presidente do Conselho de Administração da Ambev, Victorio de Marchi.
 
Edgard Corona, presidente do grupo Bio Ritmo/Smart Fit, também prometeu adquirir exames para seus funcionários e para a população “Queremos inundar o Brasil de testes”, disse.
 
Segundo Guedes, o ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, foi destacado para cuidar da logística da distribuição desses exames doados pelas empresas. Christian Gebara, presidente da Vivo, disse que a tecnologia pode ajudar a mapear os locais com mais contaminados e com mais risco se esta informação for disponibilizada, como ocorreu em alguns países da Ásia.
 
Para os empresários, a realização de testes em massa é um dos pontos importantes para viabilizar o início da retomada de algumas atividades nas cidades onde hoje só funcionam os setores essenciais. Isso poderia ocorrer ao longo do mês de abril, de forma gradativa, responsável e tomando-se todos os cuidados necessários.
 
Os empresários também expressaram preocupação com algumas decisões tomadas por gestores públicos que geram insegurança jurídica. Na sexta-feira, 27, o governo de São Paulo determinou o confisco de 500 mil máscaras da 3M. Da mesma forma, a prefeitura de Cotia (SP) entrou na empresa Magnamed para confiscar 35 respiradores. Em Recife (PE), o governo estadual se apossou de um hospital do grupo Hapvida.
 
Durante a reunião, Skaf contatou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, para manifestar a ele esta inquietação. Os empresários também reiteraram a importância de manter as cadeias produtivas operando em sua totalidade. Do contrário, podem faltar alimentos, remédios, produtos de saúde e outros itens fundamentais para o bem-estar da população.
 
VÍDEOCONFERÊNCIA COM MEMBROS DO CONSELHO SUPERIOR DIÁLOGO PELO BRASIL – 28 de março
Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp
Paulo Guedes, ministro da Economia
Abílio Diniz, Presidente do Conselho de Administração da Península Participações
Candido Pinheiro Koren de Lima Junior , Presidente do Conselho de Administração da Hapvida
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, Presidente do Grupo Caoa
Carlos Sanchez, Presidente do EMS
Christian Gebara, Presidente e CEO da VIVO
Constantino Junior, Presidente do Conselho de Administração da GOL Linhas Aéreas
Dan Ioschpe, Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion
David Feffer, Presidente do Conselho de Administração da Suzano S.A
Edgard Corona, Presidente do Grupo Bio Ritmo/ Smart Fit
Eugênio De Zagottis , vice-presidente grupo Raia Drogasil
Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil
Fernando Cestari de Rizzo, Diretor Presidente da Tupy
Fernando Galletti de Queiroz, Presidente da Minerva Foods
Flavio Rocha, Presidente das Lojas Riachuelo S.A.
Francisco Gomes Neto, Presidente da Embraer
Jean Jereissati Neto, CEO da AMBEV
Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil
João Carlos Brega, Presidente da Wherpol América Latina
João Guilherme Sabino Ometto, Vice-Presidente Grupo São Martinho
John Peter Rodgerson, Presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileira
José Roberto Ermirio de Moraes Filho, Membro Conselho Administração Votorantim
Juliana Azevedo, Presidente da Procter & Gamble Brasil
Lorival Nogueira Luz Junior, CEO BRF
Luiz Carlos Trabuco, Presidente do Conselho de Administração do Bradesco
Marcelo Melchior, Presidente da Nestlé
Marcos Lutz, Diretor-Presidente da Diretoria Executiva da COSAN
Patrick Mendes, CEO do Grupo ACCOR
Paulo Moll, Diretor da Rede D’Or
Philipp Schiemer, CEO Brasil e América Latina da Mercedes-Benz
Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo S/A
Rubens Menin Teixeira de Souza, Presidente do Conselho de Administração da MRV Engenharia
Salo Davi Seibel, Presidente do Conselho de Administração da Duratex S/A
Thierry Fournier, Delegado Geral da Saint Gobain no Brasil, Argentina e Chile
Victorio De Marchi, Co-Presidente do Conselho de Administração da AmBev
Wesley Batista Filho, Presidente de Operações América Latina JBS