SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Empresas podem reduzir 30% dos custos de energia com gestão personalizada

Empresas podem reduzir 30% dos custos de energia com gestão personalizada


Fonte: Valor Econômico (31 de março de 2020 )
Getty Images

As empresas têm feito um esforço grande nos últimos anos para reduzir seus custos e melhorar o desempenho em meio a um ambiente econômico pouco favorável. Mas com o passar do tempo, encontrar formas de cortar despesas sem comprometer o funcionamento do negócio traz mais desafios. Agora, imagine nesse contexto ter a oportunidade de reduzir em até 30% uma conta como a de energia, que costuma ser representativa dependendo da área de atuação.

 

A CPFL Soluções, unidade de negócio do Grupo CPFL Energia, atua na oferta de serviços energéticos especializados para outras empresas, como a gestão de energia.

 

Com esse tipo de consultoria, empresas que consomem energia em média e alta tensão e que possuam unidades com demanda próxima ou superior a 350 kilowatt (kW) por mês podem trazer para o negócio essa economia de até 30% no consumo.

 

O escopo atendido pela CPFL Soluções, voltada ao B2B, é variado. Inclui indústrias do setor têxtil, mineradoras, operadoras de logística, transportadoras, instituições dos segmentos de saúde e de ensino, administradoras de aeroportos e companhias aéreas, fabricantes de alimentos e bebidas, indústrias do setor químico e metalúrgico, além de empresas de telecomunicação, construtoras, bancos, hotéis, varejistas e montadoras, entre outras.

 

O serviço de gestão permite identificar oportunidades tanto na hora de otimizar a compra de energia quanto no seu uso. Para os clientes, esse tipo de consultoria garante ganhos com a eficiência energética, o que pode ser decisivo para aqueles que se preocupam em ser mais competitivos, independentemente do tipo de negócio e da área de atuação. Além disso, essa prestação de serviço ajuda tanto na economia quanto no planejamento do uso de recursos energéticos.

 

Consultoria personalizada

Para estruturar a gestão de energia, a CPFL Soluções disponibiliza especialistas que fazem uma imersão no negócio para entender as necessidades relativas a este consumo. A partir daí, é possível desenvolver soluções personalizadas para ajudar a empresa a atingir a meta de redução. Também são oferecidos apoios jurídico, fiscal e regulatório para a contratação de energia.

 

Como as soluções são customizadas, segundo o perfil do negócio, a consultoria inclui a gestão de contratos, orientações para o uso mais adequado dos equipamentos e a adesão do empreendimento ao mercado livre de energia – o que resulta em uma maior previsibilidade das despesas com esse insumo. O suporte jurídico na contratação de energia vale também para eventuais garantias da negociação.

 

Ao optar pelo Mercado Livre, o cliente (pessoa jurídica) tem a possibilidade de negociar diretamente com as geradoras e as comercializadoras de energia, o que dá a ele mais liberdade de escolha.

 

Os especialistas da CPFL Soluções também dão o suporte para a organização do orçamento anual e ajudam no provisionamento e nas cotações com o mercado.

 

Entre os serviços, está a representação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), órgão responsável por gerenciar e viabilizar a comercialização de energia elétrica no País. Com isso, garante ao cliente não apenas o cumprimento das regras desse mercado, mas também a escolha das melhores estratégias de contratação, por meio de uma equipe exclusiva de atendimento junto à CCEE – uma forma rápida para resolver problemas, tirar dúvidas e acompanhar de perto qualquer mudança regulatória.

 

Além da preocupação com o ambiente regulatório, os profissionais da CPFL Soluções têm a atenção voltada para o dia a dia de seus clientes. O objetivo é monitorar de perto tanto a economia quanto o desempenho energético da empresa contratante a partir da análise de dados e garantir agilidade para a tomada de decisões. O cliente conta ainda com relatórios elaborados a partir das suas necessidades, com uma seleção de conteúdos relevantes e didáticos que permitem monitorar o mercado de energia e estabelecer uma conexão com o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

 

A CPFL Soluções tem atuação centenária no setor e, desde janeiro de 2017, se uniu à State Grid, maior companhia de energia elétrica do mundo. Hoje, a empresa atende a aproximadamente 1.500 clientes livres (dados de 2019) e tem em carteira cerca de 2.000 MW de energia comercializada e está presente nas cinco regiões do País. Para conhecer outros serviços da empresa acesse: www.cpflsolucoes.com.br


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais