SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Intendência da Marinha comemora 250 anos de criação

Intendência da Marinha comemora 250 anos de criação


Fonte: Marinha do Brasil (17 de março de 2020 )
Cerimônia realizada no CIANB foi presidida pelo Comandante da Marinha

O Corpo de Intendentes da Marinha comemorou, no dia 03 de março, o 250° aniversário de criação da Intendência da Marinha, em cerimônia realizada no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB).

 

O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e contou com a presença de ex-Ministros da Marinha, ex-Comandantes da Marinha, ex-Secretários-Gerais da Marinha, Almirantes Intendentes Veteranos e de autoridades civis e militares.

 

O Decano do Corpo de Intendentes, Vice-Almirante (IM) Jayme Teixeira Pinto Filho, afirmou, em sua Ordem do Dia, que os jovens intendentes devem inspirar-se nos exemplos das gerações que os antecederam. “Não esmoreçam diante dos desafios, os transformem em energia e motivação, amem nossa Instituição, sejam felizes e tenham sempre como farol o nosso lema: ‘Prestar o melhor serviço à Marinha’”.

 

Em sua mensagem, o Comandante da Marinha exortou a missão perene da Intendência. “Com a atenção voltada, também, para o futuro, fiéis ao seu lema de prever para prover e consoante à Estratégia Nacional de Defesa, a Intendência da Marinha tem um papel fundamental, no planejamento e administração, que possibilita a nossa Instituição manter o rumo seguro na consecução dos seus principais Programas Estratégicos”.

 

Durante o evento, foi realizada a outorga do título de “Intendente Honorário” a militares da ativa e da reserva, além de autoridades e servidores civis que contribuíram para o desenvolvimento da Intendência na Marinha do Brasil.

 

Na ocasião, a turma de Guardas-Marinha (IM) de 1965 da Escola Naval, representada pelo Contra-Almirante (RM1-IM) Alexandrino Cervo Machado, foi homenageada e houve, ainda, a entrega da espada do Patrono do Corpo de Intendentes, Almirante Gastão Motta, para compor o acervo do “Espaço Memória da Intendência – Almirante Newton Braga”, no CIANB; a obliteração do selo comemorativo alusivo à data; e o lançamento do livro comemorativo “250 Anos da Intendência da Marinha do Brasil – da Vela à Propulsão Nuclear”.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais