SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Oportunidade: Programa Brasil Mais Empreendedor tem inscrições abertas para ex-aprendizes do CAMPS

Oportunidade: Programa Brasil Mais Empreendedor tem inscrições abertas para ex-aprendizes do CAMPS


Fonte: Santaportal (4 de março de 2020 )

CAMPS – Se você é um ex-aprendiz do CAMPS (Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social) e tem o sonho de empreender, sua oportunidade é agora. O Programa Brasil Mais Empreendedor está com inscrições abertas para o processo seletivo da primeira turma do Estado de São Paulo.

 

Realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários, com apoio do Ministério da Cidadania e execução da Besouro Agência de Fomento Social, o projeto firmou parceria com o CAMPS Santos a fim de proporcionar uma oportunidade de empreender aos jovens que já passaram pela instituição e se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente a partir desta segunda (2/03) até o dia 12/03, sempre das 13 às 16 horas (limite de 50 inscrições por dia), na secretaria do CAMPS (Av. Washington Luiz, s/nº – Vila Matias).

 

Para participar do processo seletivo, é preciso ser ex-aprendiz do CAMPS Santos, ter entre 16 e 39 anos, residir na cidade e ter um plano empreendedor. Os documentos necessários para inscrição são RG e CPF (originais e cópias), carteira de trabalho e comprovante de residência. No local, os interessados também deverão preencher uma ficha de inscrição contando qual a ideia do negócio que pretendem abrir.

 

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 16 de março, nas redes sociais da instituição. Os selecionados deverão comparecer ao CAMPS no dia 18 de março para assinatura do Termo de Responsabilidade. Durante o curso, que será ministrado gratuitamente entre os dias 23 e 27 de março, será fornecido vale transporte e almoço para os alunos. Serão cinco dias de curso, com seis horas diárias.

 

Segundo o presidente do CAMPS, Elias Júnior, após a conclusão da capacitação, os participantes terão ainda um ano de acompanhamento do negócio, por meio de mentoria e serviços de apoio por gestão remota ou call center gratuito. “Nos últimos anos, temos firmado algumas parcerias com o objetivo de capacitar o jovem para que ele veja possibilidades de carreira além do mercado formal, do emprego com carteira assinada. Isso porque o mercado de trabalho está mudando e os jovens precisam estar preparados para essa nova realidade”.

 

No CAMPS, dentro do Projeto Avançar, que tem como objetivo a promoção social através da capacitação de adolescentes de Santos, entre 15 a 17 anos, para a inserção no mundo do trabalho, os jovens já têm o módulo de empreendedorismo, ministrado em parceria com o Sebrae.

 

Sobre o Brasil Mais Empreendedor
Maior projeto de transformação empreendedora da história do país, o programa Brasil Mais Empreendedor visa capacitar 100 mil jovens de 16 a 39 anos em mil municípios nos 26 estados e Distrito Federal, contemplando diversas realidades e contextos socioeconômicos, com o objetivo de transformar essas vidas através do empreendedorismo.

 

O projeto acontece por meio de uma cooperação de recursos, através de emendas parlamentares, mobilização das cooperativas do país e cotas empresariais. Os mais variados segmentos da sociedade serão capacitados ao empreendedorismo, a partir de aulas presenciais, mentoria de negócios e acompanhamento técnico especializado, proporcionando geração de renda, autonomia financeira e alternativas aos altos índice de desemprego e redução de desigualdades socioeconômicas.

 

A metodologia utilizada é da Agência Besouro de Fomento Social, voltada para o ensino do empreendedorismo de minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Presente em mais de 220 municípios brasileiros, a Besouro já capacitou cerca de 4.800 alunos, que abriram 3.750 negócios a partir da metodologia ByNecessity, que visa o empreendedorismo por necessidade. A cada dez empreendimentos desenvolvidos com o método, sete estão de portas abertas faturando – taxa de conversão que é superior a 70% -, gerando uma renda acumulada que ultrapassa os R$ 5 milhões mensais.

 

Sobre o CAMPS 
É uma instituição sem fins lucrativos, que tem como finalidade a promoção social e a educação, e visa proporcionar aos jovens adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal o acesso ao mundo do trabalho, o crescimento pessoal, o exercício da cidadania e à promoção humana, a fim de integrá-los socialmente.

 

Em 2019, a instituição atendeu aproximadamente 3.500 jovens nas diversas células do projeto. Ao longo destes 52 anos o CAMPS, já ajudou mais de 118 mil jovens a conquistarem o primeiro emprego por meio da aprendizagem social e profissional. Nos últimos anos, a diretoria do CAMPS tem buscado com afinco a melhoria de todos os serviços oferecidos aos jovens e da estrutura da instituição.

 

A instituição oferece aos jovens uniformes, alimentação e apoio social, pedagógico, disciplinar, psicológico, odontológico e médico. Tudo de forma gratuita e continuada, dando aos adolescentes todo o preparo e condições para irem em busca do tão sonhado primeiro emprego. Também ensina a importância do patriotismo e do civismo.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais