SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Procon Santos: consumidor deve ser ressarcido ao cancelar viagem devido ao coronavírus

Procon Santos: consumidor deve ser ressarcido ao cancelar viagem devido ao coronavírus


Fonte: Prefeitura de Santos (3 de março de 2020 )

 

O consumidor que cancelar viagem a um país que esteja com transmissão do novo coronavírus deve ser ressarcido pela companhia aérea em um prazo de até 30 dias após o cancelamento, de acordo com o Procon de Santos.

 

“Diferentemente de outras situações que não preveem o ressarcimento, como uma simples mudança de ideia, neste caso há o interesse do consumidor em resguardar a saúde, manter sua integridade física. É um cancelamento que a pessoa faz por uma motivação maior, que muitas vezes contraria o seu desejo pela viagem. O consumidor se vê obrigado ao cancelamento”, destaca Rafael Quaresma, coordenador do Procon de Santos.

 

Nesta sexta-feira (28), a Organização Mundial de Saúde elevou para ‘muito alto’ o risco mundial da epidemia de Covid-19 – a infecção causada pelo novo coronavírus. Cinquenta países já têm casos confirmados da doença.

 

A negociação com a companhia aérea pode ser feita de duas formas: reembolso integral pelo meio escolhido pelo consumidor (estorno no cartão ou conta bancária) ou remarcação da viagem. A orientação é que o consumidor comunique a companhia aérea o mais rápido possível após a decisão pelo cancelamento.

 

Caso o cliente tenha dificuldade em fazer a negociação com a empresa, deve registrar o ocorrido simultaneamente nos seguintes canais: ouvidoria/serviço de atendimento ao consumidor da companhia aérea, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), site Consumidor.gov (ligado ao Ministério da Justiça com boa resolutividade dos casos e monitorado pelos Procons), além do Procon de Santos.

 

O Procon de Santos atende pelo telefone 0800-7790151; pela Internet ; via aplicativo Procon Santos, disponível para download nas plataformas Android (Google Play) e iOS (Apple App Store) e no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado,das 8h às 13h.

 

Há ainda quatro postos avançados:

  • Unimes (Rua Barão de Paranapiacaba, 28, Encruzilhada) – 9h às 17h, de segunda a sexta;
  • São Judas – Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias) – 9h às 17h, de segunda a sexta;
  • Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 244, Boqueirão) – 9h às 17h, de segunda a sexta;
  • Strong-Esags (Av. Conselheiro Nébias, 173/179 – Paquetá) – 9h às 17h de segunda a sexta.

Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais