Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Brasil participa da 7ª Sessão do Subcomitê de Prevenção e Resposta à poluição da IMO

Fonte: Amigos do Mar (03 de março de 2020)

Delegação do Brasil na 7ª Sessão do Subcomitê de Prevenção e Resposta à Poluição – Foto: Divulgação


 
Com uma delegação composta por representantes da Marinha do Brasil (MB), do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Meio Ambiente (Ibama), da Petrobras, da Vale e da Companhia de Navegação Norsul, o Brasil participou da 7ª Sessão do Subcomitê de Prevenção e Resposta à Poluição (PPR) da Organização Marítima Internacional (IMO), em Londres, no período de 17 a 21 de fevereiro.
 
O subcomitê trata de todos os assuntos relacionados à prevenção e resposta à poluição que são da competência da IMO, sendo discutidas questões afetas à Convenção MARPOL e temas relacionados ao controle e ao gerenciamento de organismos aquáticos nocivos na água de lastro e sedimentos dos navios; bioincrustação; sistemas anti-incrustantes; preparação, resposta e cooperação em caso de poluição causada por óleo e substâncias perigosas e nocivas; e reciclagem segura e ambientalmente correta dos navios.
 
O subcomitê foi presidido por um brasileiro, Doutor Flávio da Costa Fernandes, que é Servidor Civil da MB desde 1976 e está lotado no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Flávio é graduado em biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre e doutor em oceanografia pela Universidade de São Paulo. É, ainda, membro da Comissão Nacional de Biossegurança do Ministério da Defesa, da Comissão Técnica para Espécies Invasoras do Ministério do Meio Ambiente e do Grupo de Peritos em Água de Lastro da IMO.
 
Ao término da sessão, Flávio da Costa foi reeleito para presidir o próximo Subcomitê PPR, que será realizado no período de 11 a 15 de janeiro de 2021.