SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ecopátio realiza ações de sustentabilidade com crianças da rede municipal de Cubatão

Ecopátio realiza ações de sustentabilidade com crianças da rede municipal de Cubatão


Fonte: A Tribuna on line (19 de fevereiro de 2020 )
Centro de Pesquisa Ambiental, espaço criado para receber visitantes, dispõe de mais de 7 mil m² (Foto: Carlos Nogueira/AT)

 

O Ecopátio abriu as portas a alunos de 5 a 6 anos das escolas municipais de Cubatão, onde está sediado, para abordar o tema sustentabilidade. A ação começou em setembro de 2019, por meio de uma parceria com a prefeitura. A ideia é oferecer às crianças um dia diferente, de atividades lúdicas, brincadeiras e muita informação.

 

“A mensagem para essas crianças é que cuidar do nosso planeta e do meio ambiente é importante. É uma contribuição que damos à sociedade por um mundo melhor”, disse Robson Luiz Bissani, gerente de Operações do Ecopátio.

 

Cinquenta alunos da Unidade Municipal de Educação (UME) Amapá estiveram no Centro de Pesquisa Ambiental (CPA) da empresa, entre a manhã e a tarde desta terça-feira (18). O espaço foi montado, no ano passado, especialmente para esta finalidade social. Em setembro, outra turma da mesma escola foi a primeira a participar das atividades.

 

“Trabalhamos [com os alunos] as atitudes sustentáveis, por meio de histórias, músicas… É uma rotina dentro da grade curricular. Qualquer atividade prática faz a diferença no dia a dia, pois a criança vivencia tudo o que ensinamos. Eles viram educadores dentro de casa”, conta a professora Luciana Avelino Ramos.

 

Atividades

Em um contêiner climatizado, os alunos assistiram a uma palestra sobre educação ambiental por meio de mágica. Entre um truque e outro, uma informação sobre o tema. A ideia agradou. “Gostei muito das mágicas e vou contar o que vi em casa”, disse Djalma Pereira Neto, de 5 anos.

 

Após a palestra, pausa para o lanche. Mas com os olhares já voltados à equipe de animação, que os levou até o local do plantio de mudas. Cada criança pôde escolher uma espécie, regar e, por fim, plantar. Tudo sob a supervisão de um profissional do Ecopátio. “Depois dessas visitas, o interesse deles [alunos, sobre o tema] é sempre maior”, diz Luciana.

 

“A sustentabilidade está no DNA do Grupo EcoRodovias. Tanto que é Ecoporto, Ecovias… Trabalhamos muito forte essa questão e a interação com a sociedade. A empresa prepara projetos para atuar nesse ramo”, reforça Bissani.

 

Visitas

As escolas municipais de Cubatão interessadas em participar do projeto no CPA do Ecopátio devem enviar e-mail para Rhecopatio@ecopatio.com.br.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais