SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Mensagem do Governo prevê leilões e desestatizações na área portuária

Mensagem do Governo prevê leilões e desestatizações na área portuária


Fonte: FENOP (5 de fevereiro de 2020 )

O presidente Jair Bolsonaro enviou nesta segunda-feira (3/2) mensagem do Poder Executivo para a abertura do ano legislativo no Congresso Nacional. Na pauta, projeções para a área de infraestrutura, com leilões e desestatizações na área portuária.

 

Para 2020, a previsão é a criação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que segundo o Governo, é a busca pela interação entre o Estado e a iniciativa privada para viabilizar investimentos na infraestrutura brasileira.

 

No primeiro semestre, segundo a mensagem do Governo, a intenção é fazer leilões de cinco terminais portuários: um Terminal de passageiros em Mucuripe (CE) e quatro terminais portuários no Porto de Itaqui (MA).

 

Já no segundo semestre, a mensagem cita leilões em quatro terminais portuários: um no Porto de Aratu (BA), um no Porto de Paranaguá (PR) e dois no porto de Santos (SP).

 

A mensagem cita também três desestatizações (um estudo); 19 terminais portuários sendo: 16 arrendamentos; duas aut. de investimentos; um estudo, conforme tabelas abaixo.

 

Ainda em relação à infraestrutura, a mensagem de Bolsonaro cita várias áreas com um total de cerca de 300 projetos prioritários, incluindo privatizações de empresas públicas. Entre os setores estão transportes, energia elétrica, petróleo e gás natural, parques nacionais, defesa, segurança pública, educação, saúde, telecomunicações, desenvolvimento regional e licenciamento ambiental.

 

“Esse conjunto abrange um potencial de mais de R$ 900 bilhões em investimentos a serem realizados durante os períodos dos contratos nos próximos 30 anos”, diz a mensagem.

 

 


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais