SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Governador Helder Barbalho vai inaugurar terminal hidroviário de Faro, no PA

Governador Helder Barbalho vai inaugurar terminal hidroviário de Faro, no PA


Fonte: G1 (5 de fevereiro de 2020 )
Terminal Hidroviário do município de Faro, no Pará, durante a construção — Foto: Prefeitura de Faro/Divulgação

Nesta sexta-feira (7), o governador Helder Barbalho (MDB) cumpre agenda em Faro, no oeste paraense, para inaugurar o Terminal Hidroviário do município com a participação do presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly, prefeita Jade Viana (MDB), demais autoridades, além da população local.

 

Seguindo o padrão dos demais terminais hidroviários em construção pela CPH, o de Faro conta com terminal de cargas, carrinhos para bagagens, cadeiras confortáveis, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisões, bebedouros, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, além cumprir com os padrões de acessibilidade estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

 

O local também ganhou sinalização interna e paisagismo na área externa e já possui outorga da Antaq para operar na região. As obras navais compreendem rampas metálicas cobertas para acesso aos flutuantes principais, além de sistemas de amarração e fundeio para embarcações.

 

Cerca 10 mil moradores de Faro serão beneficiados pelo novo terminal, que custou cerca de R$ 4,6 milhões, recurso financiado pela Caixa Econômica Federal.

 

O terminal de Faro deve receber cerca de dois mil usuários por mês. A obra gerou 50 empregos diretos e 20 indiretos. Depois de entregue, o terminal vai oferecer viagens para diversos municípios do Baixo Amazonas e será administrado pela prefeitura municipal.

 

Ainda na sexta-feira (7), o governador cumpre agenda nos municípios de Óbidos, Curuá e Santarém.

 

Integração
O primeiro terminal hidroviário inaugurado pelo Governo do Estado na região do Baixo Amazonas foi o de Terra Santa, entregue em junho do ano passado. O espaço recebe mais de 340 passageiros por dia e movimenta a economia local, já que foram criados 14 empregos diretos, e dezenas de indiretos ao redor do espaço.

 

O local é administrado pela prefeitura do município e oferece viagens diárias para as cidades de Santarém, Manaus (AM), Parintins (AM), entre outros destinos. Cerca de 18 mil moradores da cidade foram beneficiados com a obra.

 

Em breve, o Governo do Estado, por meio da CPH, também deve entregar os terminais hidroviários de Almeirim, Curuá, Santana do Tapará e Santarém, além de Óbidos, que passa por reforma.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais