SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Justiça Federal suspende contrato de dragagem do Porto de Santos

Justiça Federal suspende contrato de dragagem do Porto de Santos


Fonte: G1 (16 de janeiro de 2020 )
Embarcação (draga) realizando a dragagem no canal de navegação no Porto de Santos, SP, em 2018 — Foto: José Claudio Pimentel/G1

A Justiça Federal mandou suspender o contrato para dragagem de manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A Santos Port Authority (SPA) assinou o contrato com a DTA Engenharia no dia 8 de janeiro.

 

Após a assinatura do contrato, a empresa Van Oord, uma das empresas concorrentes do processo licitatório, entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal, que gerou uma liminar.

 

A Van Oord fez questionamentos em relação à proposta apresentada pela DTA Engenharia, seja quanto a disponibilidade de duas dragas ou mesmo quanto a produtividade mínima exigida.

 

A juíza federal Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4ª Vara Federal de Santos, decidiu determinar a suspensão de todos os atos e procedimentos dirigidos à celebração do contrato objeto do Pregão Eletrônico nº 27/2019, inclusive a expedição de ordem de serviço, caso o contrato já tivesse sido assinado, o que havia ocorrido.

 

De acordo com a Art. 7 da Lei 12016/09 (Lei do Mandado de Segurança), a Codesp tem um prazo de 10 dias para responder aos questionamentos relativos ao processo licitatório e a proposta da empresa vencedora. A SPA pode tentar entrar com um recurso para cassar a liminar ou responder aos pedidos da Justiça Federal.

 

Em nota, a SPA disse que em relação à suspensão do processo de contratação, a Santos Port Authority vai aplicar os remédios jurídicos cabíveis. O cronograma para o início da realização dos serviços de dragagem está sendo estudado e vai ser divulgado oportunamente.


Mais lidas


  O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo também está patrocinando o Fórum Brasil Export e o Fórum Sudeste Export. Régis Prunzel, Presidente do Sopesp, está motivado com o evento e com as videoconferências que estão sendo realizadas: “Esses eventos virtuais têm antecipado e ampliado a qualidade e quantidade de discussões. Imagina […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais