SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Brasil inaugura base na Antártida com 17 laboratórios e heliporto

Brasil inaugura base na Antártida com 17 laboratórios e heliporto


Fonte: Money Times (16 de janeiro de 2020 )
Nova instalação de 4.500 metros quadrados é maior e mais segura que a anterior (Imagem: Facebook/Marinha do Brasil)

 

O vice-presidente Hamilton Mourão inaugurou na quarta-feira uma nova base brasileira na Antártida, construída pela companhia China National Import & Export Corp (Ceiec) para substituir uma estação de pesquisa que foi destruída por um incêndio há quase 7 anos.

 

“O Brasil está de volta na Antártida com grande força”, tuitou o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em uma mensagem a partir da base Comandante Ferraz, na ilha de Rei Jorge, na Antártida.

 

Pontes, único astronauta brasileiro, disse que a nova instalação de 4.500 metros quadrados é maior e mais segura que a anterior, com 17 laboratórios, um heliporto e outros avanços. Cientistas vão usar a base para estudar microbiologia, geleiras e o clima, entre outras áreas.

 

O programa brasileiro na Antártida teve início em 1982, quando a Marinha adquiriu um quebra-gelo dinamarquês e fez sua primeira expedição, apressando-se para fazer parte do Tratado da Antártida, que decidiria o futuro do continente.

 

No entanto, o programa sofreu um contratempo em 2012 quando uma explosão na casa de máquinas provocou um incêndio que matou duas autoridades navais e destruiu 70% da instalação.

 

Com sede em Pequim, a estatal Ceiec foi escolhida em 2015 para construir a nova estação, que poderá abrigar 65 pessoas.


Mais lidas


  O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo também está patrocinando o Fórum Brasil Export e o Fórum Sudeste Export. Régis Prunzel, Presidente do Sopesp, está motivado com o evento e com as videoconferências que estão sendo realizadas: “Esses eventos virtuais têm antecipado e ampliado a qualidade e quantidade de discussões. Imagina […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais