SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Transporte por cabotagem cresce 24,7% no Brasil

Transporte por cabotagem cresce 24,7% no Brasil


Fonte: A Tribuna (15 de janeiro de 2020 )
Transporte por cabotagem cresce 24,7% no Brasil (Carlos Nogueira)

 

A tonelagem de cargas transportada em linhas de cabotagem no Brasil, no primeiro semestre do ano passado, cresceu 24,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados integram estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulatório do setor.

 

O mesmo levantamento aponta que a capacidade utilizada da frota de porta-contêineres nessa modalidade de transporte – caracterizada pela movimentação de cargas em navios ao longo da costa de um país – chegou a 76,2% em agosto de 2019.

 

Segundo técnicos da Antaq, esse crescimento é resultado, principalmente, da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, que ocorreu em diversos pontos do país, e da consequente instauração da tabela de fretes rodoviários pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Devido ao protesto e a essa regulação, o transporte de cabotagem passou a ser visto de forma mais atraente pelos donos de cargas, como um meio mais economicamente viável.

 

Dados do Sistema de Desempenho Portuário (SDP), da Antaq, mostram um crescimento de 28% na cabotagem de 2010 a 2018, um salto de aproximadamente 127 milhões para 163 milhões de toneladas movimentadas por meios aquaviários.

 

O transporte de contêineres se destacou no período, crescendo continuamente desde 2010, atingindo a participação de 18,1% em 2018 e se consolidando como o segundo maior perfil de carga transportada na cabotagem. Os granéis líquidos e gasosos seguem em destaque.


Mais lidas


  O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo também está patrocinando o Fórum Brasil Export e o Fórum Sudeste Export. Régis Prunzel, Presidente do Sopesp, está motivado com o evento e com as videoconferências que estão sendo realizadas: “Esses eventos virtuais têm antecipado e ampliado a qualidade e quantidade de discussões. Imagina […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais