SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí

Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí


Fonte: Porto de Itajaí (15 de janeiro de 2020 )

COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

Informações sobre a Primeira Manobra Especial na nova Bacia de Evolução: Quinta-feira 16/01/2020.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da primeira Manobra Especial com o navio “Valor” de 300 metros de comprimento por 48,3 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

 

A manobra especial acontecerá nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro de 2020, entre 11:00 horas e meio dia. O horário compreendido para esta ação ficou programado entre 10:00 e 15:00 horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer entre 11 e meio dia. Em caso de mal tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será cancelada e uma nova data será informada ao público.

 

Para dar toda a segurança na primeira manobra, durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todas estas locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

 

O navio “Valor” pertence ao Armador Evergreen (bandeira de Malta). A embarcação estará vindo do Porto de Rio Grande (RS) e tem chegada prevista para atracar no berço 02 do terminal Portonave, nesta quarta-feira, 15, às 17 horas. No dia seguinte, 16, desatracará por volta de 11:20 e será rebocado de ré, até o local da nova bacia. Após esta etapa, fará o giro de 180º e seguira seu destino marítimo até o porto de Paranaguá (PR). Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, após sua desatracação até liberar o canal de acesso próximo ao Píer de passageiros, esta etapa da manobra deverá ocorrer entre 40 minutos e uma hora.

 

Estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução. Assim como a primeira, todas as operações serão totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

 

Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

 

Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

 

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

 

Pedimos a colaboração da imprensa, através de seus veículos de comunicação local, regional e estadual, para divulgarem este serviço, cujo objetivo é garantir toda a segurança de navegação nesta primeira manobra teste.

 

Obs: Profissionais de imprensa que desejarem registrar entre 11 e meio dia o giro de manobra na nova Bacia de Evolução, podem se dirigir até o molhe da Marina Itajaí. O local já foi autorizado pela diretoria do empreendimento.


Mais lidas


  O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo também está patrocinando o Fórum Brasil Export e o Fórum Sudeste Export. Régis Prunzel, Presidente do Sopesp, está motivado com o evento e com as videoconferências que estão sendo realizadas: “Esses eventos virtuais têm antecipado e ampliado a qualidade e quantidade de discussões. Imagina […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais