Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí

Fonte: Porto de Itajaí (15 de janeiro de 2020)

COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.
Informações sobre a Primeira Manobra Especial na nova Bacia de Evolução: Quinta-feira 16/01/2020.
 
A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da primeira Manobra Especial com o navio “Valor” de 300 metros de comprimento por 48,3 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.
 
A manobra especial acontecerá nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro de 2020, entre 11:00 horas e meio dia. O horário compreendido para esta ação ficou programado entre 10:00 e 15:00 horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer entre 11 e meio dia. Em caso de mal tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será cancelada e uma nova data será informada ao público.
 
Para dar toda a segurança na primeira manobra, durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todas estas locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.
 
O navio “Valor” pertence ao Armador Evergreen (bandeira de Malta). A embarcação estará vindo do Porto de Rio Grande (RS) e tem chegada prevista para atracar no berço 02 do terminal Portonave, nesta quarta-feira, 15, às 17 horas. No dia seguinte, 16, desatracará por volta de 11:20 e será rebocado de ré, até o local da nova bacia. Após esta etapa, fará o giro de 180º e seguira seu destino marítimo até o porto de Paranaguá (PR). Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, após sua desatracação até liberar o canal de acesso próximo ao Píer de passageiros, esta etapa da manobra deverá ocorrer entre 40 minutos e uma hora.
 
Estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução. Assim como a primeira, todas as operações serão totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.
 
Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.
 
Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.
 
A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.
 
Pedimos a colaboração da imprensa, através de seus veículos de comunicação local, regional e estadual, para divulgarem este serviço, cujo objetivo é garantir toda a segurança de navegação nesta primeira manobra teste.
 
Obs: Profissionais de imprensa que desejarem registrar entre 11 e meio dia o giro de manobra na nova Bacia de Evolução, podem se dirigir até o molhe da Marina Itajaí. O local já foi autorizado pela diretoria do empreendimento.