SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   COSCO: carregamento incorreto de bateria de lítio causou incêndio no navio de contêineres

COSCO: carregamento incorreto de bateria de lítio causou incêndio no navio de contêineres


Fonte: Mundo Marítimo (10 de janeiro de 2020 )

A causa do incêndio em uma das vinícolas do navio “Cosco Pacific” foi a combustão espontânea de uma carga de bateria de lítio, que não foi devidamente declarada, anunciou a Cosco.

 

Conforme indicado no Código Marítimo Internacional de Cargas Perigosas (Código IMDG), as baterias, independentemente da química que usam, alcalina, lítio, etc., são caracterizadas como “cargas perigosas” devido à sua natureza corrosiva. Como tal, eles devem ser devidamente declarados para serem armazenados corretamente e evitar o risco de incêndio.

 

Cosco disse que o proprietário da carga foi identificado como Wan Hai Lines e que a carga relacionada foi declarada em três contêineres sob conhecimento de embarque e que o nome do produto declarado era “peças de reposição e acessórios”.

 

A carga foi embarcada no porto de Nansha (China) e o porto de descarga deveria ser Nhava Sheva (Índia).

 

Note-se que o incêndio ocorreu a bordo do “Cosco Pacific” enquanto o navio navegava de Port Klang, na Malásia, até o porto de Nhava Sheva em 4 de janeiro de 2020.

 

O incêndio foi controlado pela tripulação do navio usando o supressor de CO2 do porão, no entanto, a extensão dos danos à carga é desconhecida. Não foram relatados feridos na tripulação do navio.

 

Devido ao incêndio, o navio de bandeira chinesa foi desviado para Colombo para inspeção de carga e segurança do navio, onde permanece atracado.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais