Login
Associe-se
NOTÍCIAS

COSCO: carregamento incorreto de bateria de lítio causou incêndio no navio de contêineres

Fonte: Mundo Marítimo (10 de janeiro de 2020)

A causa do incêndio em uma das vinícolas do navio “Cosco Pacific” foi a combustão espontânea de uma carga de bateria de lítio, que não foi devidamente declarada, anunciou a Cosco.
 
Conforme indicado no Código Marítimo Internacional de Cargas Perigosas (Código IMDG), as baterias, independentemente da química que usam, alcalina, lítio, etc., são caracterizadas como “cargas perigosas” devido à sua natureza corrosiva. Como tal, eles devem ser devidamente declarados para serem armazenados corretamente e evitar o risco de incêndio.
 
Cosco disse que o proprietário da carga foi identificado como Wan Hai Lines e que a carga relacionada foi declarada em três contêineres sob conhecimento de embarque e que o nome do produto declarado era “peças de reposição e acessórios”.
 
A carga foi embarcada no porto de Nansha (China) e o porto de descarga deveria ser Nhava Sheva (Índia).
 
Note-se que o incêndio ocorreu a bordo do “Cosco Pacific” enquanto o navio navegava de Port Klang, na Malásia, até o porto de Nhava Sheva em 4 de janeiro de 2020.
 
O incêndio foi controlado pela tripulação do navio usando o supressor de CO2 do porão, no entanto, a extensão dos danos à carga é desconhecida. Não foram relatados feridos na tripulação do navio.
 
Devido ao incêndio, o navio de bandeira chinesa foi desviado para Colombo para inspeção de carga e segurança do navio, onde permanece atracado.