SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos do Paraná faz balanço das ações de 2019

Portos do Paraná faz balanço das ações de 2019


Fonte: Portos do Paraná (2 de janeiro de 2020 )
Porto de Paranaguá. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

 

O ano de 2019 foi de conquistas e avanços na Portos do Paraná. Com novo posicionamento de marca, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina foi a primeira do país a ter a gestão descentralizada para arrendamentos portuários. Em movimentação, o balanço prévio já soma 51,6 milhões de toneladas movimentadas. Até esta semana, foram 2.319 atracações.

 

Segundo o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia, a expectativa é alcançar o recorde do ano passado, quando foram 53 milhões de toneladas. “Dependemos das condições climáticas, mas nossa previsão é repetir o número”, adianta.

 

A eficiência no embarque foi o grande diferencial. O tempo de espera dos navios, desde o anúncio até a chegada ao cais, caiu 26%. Em 2018, as embarcações levavam, em média, 5,4 dias. Em 2019, caiu para 4 dias.

 

OPERAÇÃO – Das 51,6 milhões de toneladas movimentadas, até o último dia 18 de dezembro, as exportações representam 31,82 milhões, superando as importações em mais de 13,9 milhões de toneladas.

 

O berço que mais movimentou foi o 213, um dos berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá – por onde já passou mais de 7,6 milhões de toneladas, em 126 atracações. A produtividade média do berço foi de 1,15 mil toneladas/hora.

 

Até o último dia 18, foram cerca de 193 atracações por mês: 875 navios de granéis sólidos; 725 de contêineres; 475 de granéis líquidos; 139 de veículos; além das embarcações de apoio; sete atracações da Marinha; e um navio de passageiros – o MS Hamburg, que passou pelo Litoral do Estado no último dia 15 e foi o único a atracar nos portos paranaenses, em 2019.

 

PROJETOS – Além de entregar o novo viaduto na entrada da Paranaguá, com investimentos de R$ 12 milhões, a empresa pública deu continuidade nas obras de modernização e ampliação do berço 201, recuperação da avenida Bento Rocha e nos serviços de dragagem de manutenção continuada. Os valores dessas obras somam R$ 609 milhões.

 

Para os próximos anos, a Portos do Paraná preparou a restauração e ampliação de capacidade da Av. Ayrton Senna da Silva, a modernização do Corredor de Exportação, a derrocagem de pedras submersas, recuperação do Píer de Inflamáveis e a execução do sistema de drenagem da faixa portuária. Junto com a iniciativa privada, também estão sendo programadas obras na av. Atílio Fontana e a construção de viaduto sobre a ferrovia da Roque Vernalha.

 

EXPEDIENTE – Hoje (20) é o último dia de trabalho, de 2019, para os setores administrativos dos Portos do Paraná. No dia 23, não haverá expediente, pois a data foi considerada ponto facultativo, pelo Dia do Servidor (transferido do dia 14 de novembro). O recesso vai até o próximo dia 3 de janeiro.

 

Os serviços técnicos, operacionais, de segurança e medicina, porém, seguem em atividade; paralisam apenas do dia 24, às 19h, até o dia 26, às 7h; e das 19h, do dia 31, até as 7h, do dia 2 de janeiro de 2020.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais