SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Santos foi responsável por escoar 77% do café brasileiro

Porto de Santos foi responsável por escoar 77% do café brasileiro


Fonte: A Tribuna (2 de janeiro de 2020 )
Volume de café embarcado no Porto de Santos cresceu 13,6% (Alberto Marques)

O Porto de Santos foi o responsável por 77,7% dos embarques de café brasileiro entre janeiro e novembro. O cais santista atingiu a marca de 29,1 milhões de sacas de 60 quilos do produto exportadas. O volume cresceu 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

 

Em todo o Brasil, as exportações de café brasileiro, entre janeiro e novembro, atingiram a marca de 37,4 milhões. No cenário nacional, o crescimento foi de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado e se destaca como o melhor desempenho das exportações dos últimos cinco anos.

 

Apesar do crescimento do volume das exportações pelo Porto de Santos, a participação do cais santista nos embarques de café caiu de 87% para 77,7%. Isto pode ser explicado com o aumento das operações da commodity em outros portos brasileiros, já que 23 complexos portuários exportam a commodity no País.

 

Os portos do Rio de Janeiro exportaram 4,7 milhões de sacas, 12,7% do café brasileiro vendido ao mercado internacional. O volume cresceu 22%, mas a participação do estado permaneceu estável.

 

Já em Vitória (ES), o volume cresceu 152,6%, atingindo a marca de 1,9 milhões de sacas escoadas entre janeiro e novembro. Agora, o complexo capixaba responde por 5,2% dos embarques.

 

Em Paranaguá (PR), as exportações de café somam 620.545 sacas, 1,7% do total. Enquanto isso, Salvador (BA) concentra 0,9% do mercado, com as exportações de 345.342 sacas do produto.

 

O volume de café transportado em contêineres também cresceu neste ano. Enquanto em 2018, 88.608 TEU (unidade equivalente a um cofre de 20 pés) foram utilizados para o transporte da carga, em 2019, foram 105.650 TEU.

 

De acordo com o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, o volume exportado entre janeiro e novembro já supera o ano civil completo de 2015, quando o Brasil exportou 37 milhões de sacas.

 

Os principais importadores foram, respectivamente: Estados Unidos, que importaram 7,2 milhões de sacas de café (19,2% do total embarcado no período); Alemanha, com 6,2 milhões de sacas importadas (16,5%).


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais