Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Itajaí ultrapassa a marca de 36 mil veículos estrangeiros desembarcados

Fonte: Click Petróleo e Gás (02 de janeiro de 2020)

Carros importados chegando! Porto de Itajaí finaliza o ano com a chegada de mais dois navios através do sistema de cargas Roll On Roll Off


 
O Porto de Itajaí, localizado no estado de Santa Catarina, encerrou 2019 com a chegada de mais dois navios com veículos estrangeiros no Brasil. A primeira embarcação chegou no Complexo na última terça-feira (24) e transportou 1070 unidades da multinacional americana General Motors (GM). Já a segunda, chegou ao Porto nesta sexta-feira (27) contando com 397 veículos.
 
Desde junho de 2018 foram totalizados registros de 31 atracações e a quantidade de carros importados que foram desembarcados no Brasil pelo Porto de Itajaí ultrapassou a marca de mais de 36,4 mil automóveis.
 
“Nesse ano passamos a ter a movimentação de carga geral e no ano que vem iremos intensificar ainda mais dando um verdadeiro mix de cargas bem interessante para o porto. Isso garante a atuação do trabalhador portuário, do transportador, do despachante, do agente marítimo, e a cidade toda ganha com isso”, afirma Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí.
 
As atividades de deslocamento dos automóveis foram desenvolvidas por grupos de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de diferentes categorias.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema Roll On Roll Off, quando os carros são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto. Depois de descarregados, os veículos são encaminhados até suas concessionárias responsáveis.
 
A montadora GM é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí.