SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Operações de veículos no cais santista

Operações de veículos no cais santista


Fonte: A Tribuna (2 de janeiro de 2020 )
Até outubro deste ano foram movimentados no Porto de Santos 252.355 veículos (Carlos Nogueira/ AT)

O Porto de Santos comporta o maior terminal de veículos do País. Capaz de operar 300 mil carros por ano, o Terminal Exportador de Veículos (TEV) fica ao lado do Tecon Santos, ambos administrados pela Santos Brasil. Segundo a empresa, no ano de 2018 a instalação foi responsável por 86,7% dos veículos movimentados no cais santista.

 

Além desse, o Ecoporto Santos também movimenta os automóveis no Porto de Santos, no cais do Saboó. De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos, no ano passado, o cais santista somou 278.239 veículos movimentados.

 

A Santos Brasil afirma que a participação do TEV foi de 241,9 mil veículos neste período. Os principais compradores de veículos do terminal são Argentina, México, Colômbia, Chile, Peru e Estados Unidos.

 

O recorde de movimentação do TEV foi no mês de abril de 2018, quando foram realizados 33.351 embarques e desembarques. No terminal, toda operação requer cuidados para evitar riscos de avarias nos veículos movimentados. A empresa explica que, os funcionários não podem usar roupas com botão e acessórios como alianças, anéis e relógios.

 

Em 2017, o Porto de Santos apresentou o seu melhor desempenho na movimentação de veículos desde 2013, ao somar 321.827 mil unidades movimentadas, avanço de 66,9% na comparação com 2016.

 

Entretanto, a movimentação registrou queda no ano passado na comparação com o mesmo período de 2017. O Porto de Santos somou 278.239 unidades de veículos movimentados em 2018, redução de 13,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Até outubro deste ano foram movimentados no Porto de Santos 252.355 veículos, correspondendo a 661.926 toneladas.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais