SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Fundo de Marinha Mercante

Fundo de Marinha Mercante


Fonte: A Tribuna (2 de janeiro de 2020 )
O adicional foi instituído em 1987 e disciplinado pela Lei nº 10.893/2004 (Sílvio Luiz/ AT)

O governo federal busca estimular o desenvolvimento de sua marinha mercante (o conjunto de navios, empresas e profissionais civis que atuam no transporte aquaviário de cargas e passageiros) e das indústrias de construção e reparação naval do País. Para isso, ele conta com o Fundo da Marinha Mercante (FMM), que destina recursos para esses segmentos.

 

Compete ao Departamento de Fomento e Desenvolvimento da Infraestrutura (Defom), pertencente à Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias, do Ministério da Infraestrutura (SFPP/Minfra), a administração dos recursos do FMM. Essa responsabilidade, até 2018, era do Departamento da Marinha Mercante (DMM).

 

O DEFOM, entre suas atribuições com o FMM, coordena e supervisiona a execução orçamentária; analisa e emite parecer técnico sobre projetos a serem desenvolvidos e implantados com os recursos, além de prover assistência técnica e administrativa ao Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM).

 

O CDFMM supervisiona a arrecadação do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), calculado sobre o a remuneração do transporte aquaviário, nas operações de descarga. Para a navegação de longo curso, a alíquota é de 25%. Na navegação de cabotagem (transporte marítimo de cargas pela costa do País), é de 10% e, na navegação fluvial e lacustre (granéis líquidos no N e NE), 40%.

 

O adicional foi instituído em 1987 e disciplinado pela Lei nº 10.893/2004. Em 2013, a administração da cobrança, da fiscalização, da arrecadação, da restituição e do ressarcimento do AFRMM passou a ser de responsabilidade da Receita Federal do Brasil.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais