Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Cuidados com o Meio Ambiente são destaque em 2019

Fonte: Portos do Paraná (02 de janeiro de 2020)


 
O cuidado com o Meio Ambiente também marcou o ano nos portos paranaenses, que foram a única autoridade portuária do mundo a palestrar em evento da COP25, em Madri. O Porto de Paranaguá também se manteve na liderança dos maiores portos do Brasil no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
 
Ao longo de 2019, foram 1,6 toneladas de lixo retirados de mangues nas regiões do Rocio e Oceania, em Paranaguá, e na Ponta da Pita, em Antonina. Mais de 1,4 mil m² de manguezais tiveram a vegetação monitorada, além de 469 árvores, bromélias, samambaias, orquídeas e plantas jovens catalogadas.
 
As equipes da empresa pública navegaram cerca de 1.996 km para avistamento, identificação e registro de botos e tartarugas. 14.711 aves foram registradas e 93 espécies identificadas.
 
“Nós acreditamos que sustentabilidade e desenvolvimento podem caminhar juntos e investimos para proteger nossa baía e conscientizar as gerações futuras”, destaca o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana.
 
Em 12 meses, 5 mil caminhões passaram pelo Teste de Fumaça Preta e a qualidade do ar foi monitorada, mês a mês, em 12 pontos de Paranaguá e 3 de Antonina.
 
As medições de nível de ruído somaram 50 horas de avaliação em 21 pontos das duas cidades, de noite e de dia.
 
COMUNIDADE: O relacionamento com pescadores foi intensificado. Foram realizados Seminários de Pesca em Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá e Pontal do Sul, com presença de 162 pessoas. Além disso, foram monitorados 261 dias de desembarques em sete entrepostos pesqueiros, totalizando 7.511 desembarques vistoriados.
 
A Portos do Paraná também promoveu 11 oficinas de diagnóstico sócio ambiental participativo, para 137 pescadores de Paranaguá e Antonina, e formou pescadores no curso mecânica náutica, na Vila de São Miguel e na Ilha do Teixeira.
 
O Programa de Educação Ambiental realizou aproximadamente 350 diálogos sobre saúde, meio ambiente e segurança com aproximadamente 2.800 trabalhadores. Também aconteceram 48 ações de educação ambiental em escolas municipais de comunidades de pescadores artesanais, com 874 participantes.
 
Para as crianças, o Programa Porto Escola atendeu 2.170 alunos de 38 escolas de Paranaguá e 216 alunos de 10 escolas de Antonina.