SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Todos   /   Os despachantes aduaneiros

Os despachantes aduaneiros


Fonte: A Tribuna on line (23 de dezembro de 2019 )
No Brasil, a profissão surgiu em 1860, durante a época imperial (Sílvio Luiz/ AT)

 

A liberação das cargas importadas ou exportadas nos portos é viabilizada a partir do trabalho do despachante aduaneiro.

 

Importadores, exportadores, transportadores e armazéns alfandegados utilizam esses profissionais como seus representantes perante os órgãos governamentais, que promovem o controle aduaneiro, e entidades comerciais, nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais.

 

A principal função do despachante aduaneiro e seus ajudantes, na forma de pessoa física, é a formulação da chamada Declaração Aduaneira, que mostra que as mercadorias a serem embarcadas ou desembarcadas estão cumprindo os requisitos necessários do controle aduaneiro.

A verificação das cargas, para sua identificação ou quantificação, é realizada na presença do importador ou de seu representante, nesse caso, o despachante aduaneiro.

 

O profissional efetua e assina documentos relativos ao despacho aduaneiro, classifica mercadorias, realiza pagamento de impostos nas operações de importação, cotação de transportes internacionais e nacionais e firma termos de responsabilidades para regular a tramitação dos despachos. Ele ainda atua perante órgãos públicos vinculados a ministérios do Governo Federal, finalizando a obtenção de documentos ou informações via Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) necessários ao procedimento fiscal.

 

Em Santos, a categoria é representada pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS). No Brasil, a profissão surgiu em 1860, durante a época imperial, pelo decreto o Decreto nº 2.647.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais