SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Shell faz parceria com a CMA CGM para fornecimento de biocombustível com baixo teor de enxofre

Shell faz parceria com a CMA CGM para fornecimento de biocombustível com baixo teor de enxofre


Fonte: Auto.com (19 de dezembro de 2019 )

PARIS: O grupo de transporte de contêineres CMA CGM deve aumentar o uso de óleo combustível biológico marinho sustentável por meio de um contrato de fornecimento com a Royal Dutch Shell , seguindo um esquema piloto este ano com a varejista de móveis IKEA.

 

A Shell fornecerá à CMA CGM várias dezenas de milhares de toneladas de combustível, consistindo em 80% de óleo combustível com baixo teor de enxofre e 20% de biocombustível , disseram as empresas em comunicado.

 

O componente do biocombustível viria do óleo de cozinha reciclado, disseram eles.

 

O novo combustível permitiria uma redução de 80% nas emissões de gases de efeito estufa e praticamente eliminaria as emissões de óxido de enxofre, acrescentaram eles.

 

A Shell já havia começado a fornecer o biocombustível à CMA CGM, acrescentou a transportadora.

 

O acordo de fornecimento seguiu um teste de biocombustível realizado este ano pela CMA CGM e IKEA em navios porta-contêineres.

 

As companhias de navegação estão enfrentando o prazo de janeiro para cumprir os limites globais mais estritos das emissões de enxofre e também estão sob pressão para reduzir sua pegada de carbono.

 

As empresas estão adotando óleo combustível com baixo teor de enxofre, enquanto também analisam outros combustíveis, incluindo gás e filtros adequados para reduzir as emissões de enxofre do óleo combustível padrão.

 

A CMA CGM, com sede na França, a quarta maior linha de contêineres do mundo, ordenou que cerca de uma dúzia de navios gigantes fossem movidos a gás natural liquefeito e fez parceria com o grupo energético Total para desenvolver o reabastecimento de GNL.

 


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais