SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos do Paraná participa do “Dia D” de combate à dengue

Portos do Paraná participa do “Dia D” de combate à dengue


Fonte: Portos do Paraná (19 de dezembro de 2019 )

Trabalhadores portuários, caminhoneiros e funcionários da Portos do Paraná participaram nesta quarta-feira (18) de um grande mutirão de prevenção e combate à dengue. A iniciativa faz parte das ações do Governo do Estado para eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença. Em Paranaguá, as ações aconteceram no cais do porto, no prédio administrativo da empresa pública e no pátio de triagem de caminhões.

 

Segundo o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, essa mobilização é mais do que necessária. “A cidade teve, nos últimos anos, o registro de epidemia e é preciso unir forças para combater os focos, dentro e fora da área portuária”, explica.

 

Dados do boletim divulgado na terça-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde, mostram 329 notificações de casos de dengue em Paranaguá, sendo apenas um confirmado, 300 descartados e 28 em investigação.

 

PORTO: No início da manhã, os trabalhadores portuários que chegaram ao cais do Porto de Paranaguá foram recebidos com informações sobre o tema, incluindo a descrição do mosquito transmissor, modo de reprodução, sintomas da doença e cuidados necessários.

 

“Estamos em uma região com altos índices de temperatura e chuvas frequentes. Isso faz com que se crie um ambiente propício para o desenvolvimento das larvas do mosquito da dengue. A ação de distribuição do material é essencial para disseminação da cultura do combate do mosquito transmissor”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

 

Depois, a ação abordou os funcionários da empresa pública, na sede administrativa. “A dengue é um problema sério e precisamos da ação de todos. A Portos do Paraná quer usar o protagonismo que tem na cidade de Paranaguá para propagar essa mensagem para a população.”, conta Daniel Romanowski, diretor Administrativo e Financeiro.

 

No Pátio de Triagem de Caminhões, também teve orientação e distribuição de panfletos, com a poio da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (ATEXP). Mesmo quem não tinha carga para descarregar no porto, recebeu o conteúdo: 96 mil motoristas cadastrados no sistema Carga Online receberam mensagem pelo celular sobre a campanha.

 

Saiba mais sobre a dengue:

 

COMO É O MOSQUITO?

Silencioso e voa baixo

Voa longe, até 5km de distância

Ataca no início da manhã ou fim da tarde

Vive cerca de 30 dias

É preto, com manchas brancas

Mede até 1cm

 

COMO ELE SE REPRODUZ?

Espalha os ovos em locais diferentes

Os ovos são resistentes, sobrevivem até um ano e meio em local seco

Em contato com água parada, nascem em até uma semana

Também se reproduzem na água suja

 

SINTOMAS DA DENGUE

Febre alta com início súbito

Dor de cabeça e dor atrás dos olhos

Manchas vermelhas no corpo

Tonturas, náuseas e vômitos

Dor no corpo, moleza e cansaço

Dor nas articulações

 

SINAIS DE GRAVIDADE

Fortes dores abdominais

Sangramento do nariz e gengiva

Boca seca

 

DICAS PARA COMBATER A REPRODUÇÃO DO MOSQUITO

Elimine a água e coloque areia até a borda de pratinhos de vasos e plantas

Guarde pneus em locais secos. Elimine a água

Guarde garrafas com o gargalo para baixo

Feche bem o saco plástico de lixeiras e mantenha a tampa fechada

Evite o acúmulo de entulhos e sobras de construção

Remova água parada de plantas que acumulam água

Retire a sujeira e água acumulada de lajes e calhas

Mantenha ralos fechados

Feche a tampa de vasos sanitários

Trate a água de piscinas com cloro

Evite deixar no quintal qualquer objeto que possa acumular água

Lave com escova, pelo vez uma vez por semana, potes de comida e água de animais


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais