SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   O cais santista e o café

O cais santista e o café


Fonte: A Tribuna (18 de dezembro de 2019 )
Segundo o Cecafe, o tipo de café mais exportado durante o ano foi o conilon (Carlos Nogueira/AT)

 

Um total de 34 milhões de sacas de café foi embarcado rumo ao exterior pelos portos brasileiros, de janeiro a outubro deste ano, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe). Foi o maior desempenho dos últimos cinco anos para o período. O volume teve alta de 22,8% comparado ao mesmo período de 2018.

 

O Porto de Santos tem grande participação neste resultado, pois, do volume embarcado, 77,9% saiu pelo cais santista. Foram 26,5 milhões de sacas do produto. Neste período, o preço médio da saca de café foi de US$ 125,45.

 

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) afirma que, no ano passado, foram exportadas 1.226.985 toneladas de café. Isso representou 0,9% das cargas do cais santista. Em 2019, de janeiro a outubro, o total foi de 1.888.161 toneladas, 1,67% do total da movimentação. Por ser uma carga de alto valor agregado é transportado em contêineres.

 

Segundo o Cecafe, o tipo de café mais exportado durante o ano foi o conilon.

 

Os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar na lista dos principais compradores do café brasileiro, com 6,5 milhões de sacas (19,1% do total embarcado no período). Depois encontram-se Alemanha, com 5,7 milhões de sacas importadas (16,7%); Itália, com 3,2 milhões de sacas (9,5%); Japão, com 2,2 milhões de sacas (6,5%); Bélgica, com 2,1 milhões de sacas (6,3%), Turquia, com 982,1 mil sacas (2,9%); Federação Russa, com 869,4 mil sacas (2,6%); Reino Unido, com 818,2 mil sacas (2,4%).

 

Os norte-americanos também aparecem no topo dos principais consumidores de café do mundo. A segunda posição é dos brasileiros.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais