SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Associadas da ABTP recebem Prêmio Antaq 2019 pelos cuidados com o Meio Ambiente

Associadas da ABTP recebem Prêmio Antaq 2019 pelos cuidados com o Meio Ambiente


Fonte: ABTP (17 de dezembro de 2019 )

 

O diretor-geral do Sepetiba Tecon, Augusto Wagner Martins(à direita)O diretor-geral do Sepetiba Tecon, Augusto Wagner Martins(à direita)epetiba Tecon, Augusto Wagner Martins(à direita)O diretor-geral do Sepetiba Tecon, Augusto Wagner Martins(à direita)tiba Tecon, Augusto Wagner Martins(à direita)O diretor-geral do Sepetiba Tecon, Augusto Wagner Martins(à direita)iadas à ABTP brilharam no Prêmio Antaq 2019, que consagrou iniciativas que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade, além de fomentar a pesquisa e a produção técnicocientífica e disseminar as boas práticas na operação e gestão no setor.

 

Os terminais portuários Transpetro, Portonave e Sepetiba Tecon foram premiados por suas iniciativas inovadoras e práticas de proteção ao Meio Ambiente, em cerimônia realizada na noite do dia 11/12.

 

A Transpetro ficou com o segundo lugar na categoria iniciativas inovadoras com o projeto “Centro de Simulação da Academia Transpetro”, de autoria dos empregados Giuseppe França de Oliveira, Ivan Croce e Silva e Gilberto Maciel da Silva.

 

Segundo o gerente-geral de Relações Institucionais da Transpetro, Giovanni Cavalcanti Paiva, o simulador, desenvolvido em parceria com a USP, permite fazer treinamentos simulando situações reais de condições ambientais e climáticas. “O simulador possui um nível de excelência tão elevado que se compara aos melhores equipamentos internacionais”, reforçou Paiva.

 

O projeto “Substituição da fita de aço por cinta de poliéster na peaç&at ilde;o de bobinas de aço em porão de navio”, rendeu ao terminal Sepetiba Tecon, o quarto lugar na categoria “Iniciativas Inovadoras”.

 

O projeto vencedor foi elaborado pelocoordenador de contêineres, Sérgio Motta; o especialista de operações, Klayton Leopoldino; o analista de operações, Rodrigo Jorge, com apoio do gerente Bruno Jannuzzi e assessoria da especialista em qualidade Elisangela Ferrari.

 

“Esse projeto é totalmente inovador e foi desenvolvido internamente ao longo de três anos. O poliéster substitui o aço e a madeira que antes eram usados nas amarrações das bobinas exportadas pelo terminal. Com o uso do poliéster, além da economizarmos, zeramos os acidentes e preservamos o Meio Ambiente, pois o poliéster é totalmente reaproveitável”, destacou o diretor-geral do Terminal, Augusto Wagner Martins.

 

O diretor-geral do Sepetiba Tecon, Augusto Wagner Martins (à direita)

 

A Portonave, localizada em Navegantes (SC), ficou em segundo lugar na categoria “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2018 TUPs”.

 

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações e mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil.

 

“O cuidado com a sustentabilidade está no DNA da Portonave. Nós queremos ser uma referência em sustentabilidade e trabalhamos para isso. As ações que adotamos, usando o IDA como referência, se refletem em um ambiente melhor tanto na empresa, quanto na comunidade. Essa premiação é a consagração do dia a dia de nosso trabalho”, afirmou o Engenheiro de Segurança e Meio Ambiente da Portonave, Fabrício Martins.

 

Engenheiro de Segurança e Meio Ambiente da Portonave, Fabrício Martins

 

O terminal de São Sebastião, da Transpetro, ficou com a quarta colocação no ranking do Índice de Desempenho Ambiental (IDA). “Os cuidados com o Meio Ambiente e com a saúde são um valor dentro dos terminais da Transpetro. Ficamos lisonjeados coma premiação e vamos lutar para melhorar ainda mais estes índices”, destacou o gerente-geral de Relações Institucionais da Transpetro,Giovanni Cavalcanti Paiva.

 

O gerente-geral de Relações Institucionais da Transpetro, Giovanni Cavalcanti Paiva (à esquerda)

 

Veja aqui a listagem completa dos agraciados com o Prêmio Antaq 2019:

 

CATEGORIA: QUALIDADE DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

  1. ISHIGURO & CIA LTDA
  2. SEADE & GURGEL LTDA
  3. EMPRESA DE NAVEGAÇÃO PAIVA LEÃO LTDA
  4. ALEX CABRAL DA SILVA – ME
  5. ARAÚJO NAVEGACÃO LTDA

CATEGORIA: ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO

  1. PORTOS BRASILEIROS, MANUSEIO DE GRANÉIS VEGETAIS E DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (CARLOS ALBERTO AYUPE VITOI)
  2. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO DE PORTOS PÚBLICOS (ISABELLA PEARCE DE CARVALHO MONTEIRO)
  3. PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA FORMULAÇÃO DE PLANO OPERACIONAL NO CONTEXTO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO (PDZ) DOS PORTOS BRASILEIROS (ALEXANDRE SÁ DOS SANTOS, ALINE HUBER, CARLOS FREDERICO ALVES, NÚBIA ILKA CARBONARI E THIAGO BUSS)
  4. A LOGÍSTICA FLUVIAL NO BRASIL COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL E DE MENOR CUSTO: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES QUE INFLUENCIAM SEU DESENVOLVIMENTO (ADEMAR ALVES VILARINHO SOBRINHO)
  5. AS NOVAS REGRAS PARA A GESTÃO DE CONTRATOS DE ARRENDAMENTO PORTUÁRIO: ANÁLISE DA PORTARIA MINFRA Nº 530, DE13 DE AGOSTO DE 2019 (JULIANA MACHADO DE SOUZA)

CATEGORIA: IDA – MAIOR ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL 2018 PORTOS PÚBLICOS

  1. PORTO DE ITAJAÍ
  2. PORTO DE PARANAGUÁ
  3. PORTO DO ITAQUI
  4. TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM
  5. PORTO DE SANTOS

 

CATEGORIA: IDA – MAIOR ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL 2018 TUPS

  1. TERMINAL MARÍTIMO PONTA DA MADEIRA
  2. PORTONAVE
  3. TERMINAL DA ILHA GUAÍBA-TIG
  4. TERMINAL DE SÃO SEBASTIÃO
  5. CATTALINI TERMINAIS MARÍTIMOS

 

CATEGORIA: IDA – MAIOR EVOLUÇÃO ANUAL 2018 PORTOS PÚBLICOS

  1. PORTO DE ILHÉUS
  2. PORTO DE SANTANA
  3. PORTO DE ARATU
  4. PORTO DE SALVADOR
  5. TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM

 

CATEGORIA: IDA – MAIOR EVOLUÇÃO ANUAL 2018 TUPS

  1. TERMINAL DA ILHA GUAÍBA-TIG
  2. TERMINAL AIVEL | RAÍZEN
  3. PORTO ITAPOÁ
  4. PORTOCEL
  5. TERMINAL MARÍTIMO DOW ARATU

 

CATEGORIA: INICIATIVAS INOVADORAS

  1. TERMINAL MARÍTIMO FLUTUANTE DE GNL COM ANCORAGEM YOKE E SISTEMA MEDUSA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OPERAÇÕES: SOLUÇÃO DE GRANDE SEGURANÇA E BAIXO IMPACTO AMBIENTAL (RAFAEL DE ANDRADE WATAI, LUCAS BURANELLI, ROMERO DE OLIVEIRA E SILVA E FELIPE RUGGERI)
  2. CENTRO DE SIMULAÇÃO DA ACADEMIA TRANSPETRO (GIUSEPPE FRANÇA DE OLIVEIRA, IVAN CROCE E SILVA E GILBERTO MACIEL DA SILVA)
  3. INOVAÇÃO NO EMBARQUE DE GRANEIS SÓLIDOS: INOVAÇÃO NO PROCESSO DE CARREGAMENTO DE MANGANÊS NO PORTO DE PECÉM (IEDA PASSOS THEOPHILO DE OLIVEIRA, JOSÉ ALCÂNTARA NETO, WAGNER MONTEIRO FERREIRA E FRANCISCO WILAME SILVA AMARAL JÚNIOR)
  4. SUBSTITUIÇÃO DA FITA DE AÇO POR CINTA DE POLIÉSTER NA PEAÇÃO DE BOBINAS DE AÇO EM PORÃO DE NAVIO (RODRIGO JORGE DOS SANTOS ARRUDA, ELISANGELA ORCINI FERRARI, KLAYTON SEBASTIÃO LEOPOLDINO E BRUNO SAMPAIO JANNUZI)
  5. REESTRUTURAÇÃO DA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS: PROJETO RENOVA SMS (DIOGO MARTINS, ALINE LEITE E GLEDSON DOS SANTOS)

Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais