SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Segundo Seminário Relação Porto Cidade será realizado na terça-feira (17)

Segundo Seminário Relação Porto Cidade será realizado na terça-feira (17)


Fonte: Informativo dos Portos (16 de dezembro de 2019 )

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, promove em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, a segunda edição do Seminário intitulado “Relação Porto Cidade”.

 

O evento acontece na próxima terça-feira (17), das 9h às 18h, no auditório Martin Schmeling, na sede administrativa da superintendência.

 

Segundo Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, o objetivo do seminário é apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelo porto a toda a comunidade que é impactada pela atividade portuária:

 

“Esse evento é parte integrante do nosso Programa de Comunicação Social. Usamos essa ferramenta para divulgar tudo que estamos fazendo e os nossos projetos futuros. Nessa segunda edição vamos apresentar as ações realizadas 2019 e os projetos para 2020, especialmente as obras da Bacia de Evolução, que teve sua primeira etapa concluída e está em fase de testes”.

 

As palestras serão ministradas por representantes da Superintendência do Porto de Itajaí, dentre eles o Superintendente Eng. Marcelo Werner Salles, representantes da prefeitura e por professores e técnicos da UNIVALI.O impacto ambiental e na mobilidade urbana, as obras de modernização e ampliação do porto e o novo acesso aquaviário, bem como as ações realizadas para minimizar o impacto causado pela atividade portuária estão entre os temas abordados ao longo do dia.

 

De acordo com o Professor Jurandir Pereira Filho, a realização desse seminário é importante para que a comunidade entenda melhor essa relação entre o porto e a cidade:

 

“A atividade portuária é naturalmente causadora de impactos ambientais, por isso são necessários programas de controle para minimizar esses prejuízos. Essa é uma das exigências para a liberação das licenças necessárias no desenvolvimento da atividade portuária e a UNIVALI oferece ao porto de Itajaí, através de uma parceria técnico-científica, um programa de monitoramento ambiental.  Nesse evento, em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí e a prefeitura, vamos apresentar todo o trabalho desenvolvido pelo programa, a situação ambiental do porto e a importância dessa atividade para a cidade”.

 

Médelin reforça que toda a comunidade está convidada a participar: “O Seminário é aberto a toda a comunidade portuária – nossos colaboradores, usuários do porto e a comunidade em geral, mesmo que não seja envolvida ou impactada diretamente por nossa atividade”.

 

A inscrição é gratuita e pode ser feita no link abaixo:

https://www.univali.br/eventos/meio-ambiente/Paginas/evento3769.aspx

 

Confira a programação das palestras:

Manhã:
09h00 – Abertura
09h30 – A Modernização e Ampliação do Porto de Itajaí  – Eng. Marcelo Salles, (Superintendente. do Porto de Itajaí )
10h00 – O Porto de Itajaí e a Mobilidade Urbana: Projetos para o Entorno da Área Portuária – Prefeitura Municipal de Itajaí
10h30 – Intervalo
10h50 – Sistema de Monitoramento do Parâmetros de Navegação do Acesso Aquaviário do Porto de Itajaí-  Eng. André L. Pimentel C. Silva Jr. (DiTec – Porto de Itajaí)
11h20 – O Índice de Desempenho Ambiental dos Portos: Como está o Porto de Itajaí – Eng. Amb. Médelin Pitrez dos Santos (GEAMB Porto de Itajaí)
12h00 – Intervalo para Almoço

 

Tarde:
14h00 – Os Programas de Monitoramento e a Supervisão Ambiental-  Muriel Deon do Amaral, Biol.,  UNIVALI
14h30 – A Hidrodinâmica do Estuário e o Monitoramento Meteoceanográfico – Prof. Dr. Mauro Michelena Andrade,  UNIVALI
15h00 – Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar e Ruído – Prof. Dr. Renan Testolin /Prof. Dr. Claudemir Radetski,  UNIVALI
15h30 – Monitoramento da Água  de Lastro : Resultados e Tendências – Prof. Dr. Márcio Tamanaha,  UNIVALI
16h00 – Intervalo
16h20 – Pesca Artesanal: Resultados e Conflitos – Aline Nogueira, Oc./Prof. Dr. Paulo R. Schwingel,  UNIVALI
16h50 – O Problema da Toxicidade do Sedimento- Prof. Dr. Charrid Resgalla Jr.  UNIVALI
17h10 – Resgate e Reabilitação de Fauna: Procedimentos e Estrutura de Atendimento – Oc. Jéferson Luis Dick, UNIVALI
17h40 – Avaliação Geofísica dos Locais de Despejo (Bota-Foras)- Prof. Dr. José Gustavo Natorf Abreu, UNIVALI
18h10 – Encerramento


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais