SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto do Itaqui recebe navio coreano em sua viagem inaugural

Porto do Itaqui recebe navio coreano em sua viagem inaugural


Fonte: Porto do Itaqui (16 de dezembro de 2019 )

O Porto do Itaqui recebeu na última segunda-feira (09) o navio Saligna, em sua maiden voyage (viagem inaugural). Com bandeira das Ilhas Marshall, a embarcação foi lançada do estaleiro em 31 de outubro e escalou no porto público maranhense, nesta terça-feira (10), para uma operação de embarque de mais de 50 mil toneladas de celulose.

 

O Saligna integra a frota da companhia de navegação sul-coreana Pan Ocean, representada pela agência Wilson Sons, e capaz de transportar mais de 62 mil toneladas de cargas (tonelagem porte bruto). A embarcação atracou no berço 100 do Itaqui por volta das 2h e iniciou o carregamento de celulose ainda na madrugada, segundo dados do Centro de Controle Operacional do porto. O fim do carregamento está previsto para esta sexta-feira, 13.

 

A chegada do cargueiro foi comemorada pelo Porto do Itaqui. O gerente de operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Adauto Serpa, deu as boas-vindas à tripulação do Saligna na quarta-feira (11) e entregaou uma placa comemorativa ao comandante Shim Sang Ho.

 

“Esta não é apenas a primeira viagem do Saligna, mas também a minha primeira viagem ao Itaqui. Apesar de marés com variação de até sete metros e fortes correntezas, aqui temos uma boa profundidade, condições climáticas favoráveis, além de termos tido uma ótima recepção”, contou o comandante.

 

A carga embarcada foi produzida pela Suzano Celulose S.A., empresa brasileira líder mundial na fabricação de celulose. A companhia possui um contrato com a Pan Ocean para transportar sua celulose do Brasil a portos da Europa, da Ásia e da América do Norte. “A Suzano e a Pan Ocean vêm crescendo, estamos conseguindo operar bem e ter melhoras significativas em relação à produtividade”, avaliou o analista sênior da Suzano, Mardomi Gama.

 

De janeiro a novembro deste ano, mais de um milhão de toneladas de celulose foram movimentadas pelo Itaqui. E o volume deve aumentar com a construção do terminal (em andamento), que contará com um armazém para 1,5 milhões de toneladas, um desvio ferroviário e um novo acesso marítimo (berço 99 do Itaqui). Essas obras fazem parte dos investimentos de R$ 214,873 milhões, que serão investidos pela Suzano no porto público do Maranhão.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais