SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto de Suape vai receber tecnologia Port Community Systems

Porto de Suape vai receber tecnologia Port Community Systems


Fonte: Informativo dos Portos (16 de dezembro de 2019 )

O Porto de Suape está entre os quatro portos brasileiros que vão participar da construção de um Port Community System – sistema de informações capaz de integrar todos os atores que fazem parte da comunidade portuária. O projeto é viabilizado pelo Prosperity Fund, fundo de investimento britânico para países em desenvolvimento, e diminuirá o tempo de importação e exportação de produtos, reduzindo em dois dias a importação e, para um dia, as exportações.

 

Exemplos e cases do software em outros portos no mundo foram apresentados para representantes da comunidade portuária de Suape, indústrias que fazem parte do Complexo e entidades ligadas ao comércio exterior na manhã desta quinta-feira (12), no auditório do Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape. O seminário foi organizado pelo Prosperity Fund, em parceria com o Ministério da Infraestrutura e Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

 

Para Leonardo Cerquinho, presidente de Suape, a implementação do Port Community Systems é uma grande conquista para o Porto. “Com o software, iremos ter um grande aumento de produtividade, dando grande visibilidade a Pernambuco no comércio internacional. O PCS é um dos principais projetos da nossa gestão que trará uma condição de trabalho mais eficiente, integrando toda a comunidade”, ressaltou.

 

De acordo com Marcelo D’Antona, líder do projeto de modernização portuária da Palladium UK, consórcio de empresas contratadas pelo Prosperity Fund para implementar o PCS, o sistema operacional vem para agregar aos que já existem. “O Port Community Systems que, já é realidade em vários países do exterior, como no Porto de Hamburgo, por exemplo, agilizará o dia a dia de quem faz parte da gestão portuária, garantindo previsibilidade, segurança e comunicação entre todos os entes. Ele vem para somar aos sistemas operacionais que já existem”, afirmou.

 

O primeiro passo da implementação do sistema será um mapeamento de processos e sistemas existentes nos quatro portos selecionados para verificar as principais necessidades e identificar as oportunidades para um Port Community System no Brasil. Além de Suape, Santos, Paranaguá e Rio de Janeiro foram selecionados para integrarem o projeto.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais