SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   ICTSI confirma controle acionário da concessão portuária da Libra Rio

ICTSI confirma controle acionário da concessão portuária da Libra Rio


Fonte: Porto e Notícias (16 de dezembro de 2019 )
 (Foto: Na Lata)

O operador portuário liderado pela Tycoon Enrique Razon Jr, International Container Terminal Services Inc. (ICTSI) assumiu oficialmente o projeto de terminal portuário Libra Rio no Porto do Rio de Janeiro, no Brasil, depois de obter toda a liberação regulamentar necessária para consumar seus P9,1 bilhões compra da concessão portuária.

 

O ICTSI também divulgou na Bolsa de Valores das Filipinas na sexta-feira que recebeu cerca de 27 milhões de euros (1,52 bilhão de euros) do governo sudanês como segundo pagamento parcial da taxa inicial do projeto de terminal abortado no Sudão.

 

“Continuamos com discussões produtivas com o Ministério das Finanças e Planejamento Econômico da República do Sudão para o reembolso da parcela remanescente da taxa inicial, nos termos do título de reembolso”, afirmou o ICTSI.

 

O acordo com o ICTSI foi cancelado em abril, depois que os trabalhadores do terminal de contêineres entraram em greve para protestar contra o acordo da empresa filipina de operar, gerenciar e desenvolver o Terminal de Contêineres do Sul do Porto no Porto Sudão.

 

Enquanto isso, o ICTSI iniciou o novo projeto no Brasil. “Todas as condições precedentes e aprovações regulatórias necessárias foram obtidas e a transferência das instalações para a gerência do ICTSI foi estabelecida em 12 de dezembro de 2019”, disse a empresa.

 

“A transação ampliará a presença da ICTSI no mercado brasileiro de terminais de contêineres e espera-se que gerar retornos de valor agregado para os acionistas do ICTSI ”, afirmou.

 

Em julho, o ICTSI, através da subsidiária integral ICTSI Americas BV, assinou um contrato de compra de ações com a Boreal Empreendimentos e Participações SA para adquirir 100% das ações da Libra Terminal Rio SA, que detém os direitos de concessão para operar, gerenciar e desenvolver o contêiner. terminal 1 no porto do Rio de Janeiro.

 

O acordo foi firmado após um leilão público do Libra Rio, que foi vencido pelo ICTSI.

 

De acordo com a lei brasileira de falências, o ICTSI adquire a Libra Rio como uma unidade operacional isolada, livre e clara de quaisquer passivos ou contingências de outras entidades do Grupo Libra.

 

A concessão do Terminal de Contêineres 1 (T1Rio) começou em 1998 e foi prorrogada em 2011 até 2048.

 

Vale lembrar que o Grupo ICTSI (www.ictsi.com), especializado na aquisição, desenvolvimento, administração e operação de portos e terminais de contêineres em todo o mundo, também possui outra aquisição no Brasil o TECON SUAPE S/A, fundado em 2001.

 

O Terminal iniciou suas operações em 2002 e os investimentos contínuos em capital humano, tecnologia da informação, equipamentos de última geração em cais e retro área, infraestrutura de armazéns e pátios para armazenagem de contêineres, carga geral e refrigerada são decisivos para promover o crescimento da movimentação de contêineres no estado de Pernambuco e demais estados dentro do raio de atuação do terminal.

 

Leia o Comunicado na integra da Libra Rio.

 

 


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais