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Porto de Santos deve adotar sistema que permite maior acesso a dados e agiliza processos


Fonte: G1 (13 de dezembro de 2019 )
Jacqueline Wendpap, superintendente da chefia de gabinete da presidência da Santos Port Authority, explicou como funciona o PCS. — Foto: Divulgação/SPA

O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, será o primeiro no Brasil a implantar o sistema tecnológico de integração de dados do comércio marítimo chamado Port Community Systems (PCS). O projeto também está sendo implantado em portos da Índia, da Argentina e do Chile. O sistema deve facilitar o acesso aos dados e, desta forma, simplificar e agilizar processos do comércio exterior.

 

O processo de planejamento está no início, tendo sido realizada a primeira reunião sobre o PCS nesta semana, em Brasília. Na última terça-feira (10), o projeto foi apresentado em um seminário realizado no auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS), no Centro de Santos.

 

O projeto visa reduzir o tempo e o custo das exportações e importações nos portos brasileiros. “Ele vai eliminar retrabalho e duplicação de formulários. A base de dados nascerá já numa base de programação moderna e integrável por webservices, com os sistemas das demais autoridades e desenvolvimento de uma Application Programming Interface para integrar com sistemas dos clientes. Dessa forma, as pequenas e médias empresas poderão ter maior acesso ao mercado marítimo”, explicou a superintendente da chefia de gabinete da presidência da Santos Port Authority, antiga Codesp, Jacqueline Wendpap.

 

O sistema também proporcionará inclusão de um maior número de pequenas e médias empresas nas cadeias de valor globais. Por isso, a superintendente enfatiza que o sistema trará benefícios para o setor portuário e também para a comunidade local.

 

“O complexo portuário é o principal gerador de empregos e de arrecadação de tributos da Baixada Santista. Com a simplificação de processos e consequente entrada de novas empresas no mercado, o benefício para a população virá destas novas possibilidades de campo de trabalho”.

 

Segundo ela, como maior e mais importante porto do país, Santos é sempre protagonista nas inovações. Por isso, deve ser o pioneiro na iniciativa. “A SPA está preparada para ser protagonista no desenvolvimento do projeto, integrando e modernizando a interface entre cliente e autoridades”, disse Jaqueline.

 

O projeto será financiado pelo “Prosperity Fund”, que é um fundo de cooperação do Governo Britânico. Ele proporciona assistência ao desenvolvimento de países que compõem a listagem de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), do Comitê de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

O fundo contratou um consórcio de empresas para promover estudos para a futura implantação do programa no Brasil. O investimento gira em torno R$ 100 milhões, que serão investidos na construção de uma plataforma que reunirá os programas já existentes e utilizados por autoridades portuárias.

 

A OCDE e a Foreign and Commonwealth Office (FCO), órgão do governo britânico para relações exteriores, ao qual o Prosperity Fund é ligado, já estão implementando o PCS em países como Índia, Argentina e Chile, por exemplo.

 

No Brasil, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, ligada ao Ministério da Infraestrutura, está dando o apoio, com vistas a implantar o programa não apenas em Santos, mas também nos portos do Rio de Janeiro (RJ), Suape (PE) e Paranaguá (PR). Segundo a SPA, ainda não há uma data definida para o início da implantação do projeto.


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