SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Suape recebe seminário sobre sistemas de comunidade portuária

Porto de Suape recebe seminário sobre sistemas de comunidade portuária


Fonte: Porto de Suape (12 de dezembro de 2019 )
O projeto tem como objetivo integrar as plataformas de comunicação entre todos os atores envolvidos na importação e exportação de cargas

O auditório do Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape será palco, nesta quinta-feira (12), de seminário sobre sistemas de comunidade portuária (Port Community Systems – PCS). Promovido pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), o encontro acontecerá das 9h às 13h e tem como objetivo apresentar o PCS, software utilizado para facilitar e integrar a comunicação entre todos os entes que compõem a gestão portuária.

 

Suape está entre quatro portos brasileiros que serão mapeados para a implantação do sistema operacional. Os outros são Santos, Rio de Janeiro e Paranaguá. Esse trabalho terá como foco identificar oportunidades para melhorias dos sistemas utilizados entre as empresas que desenvolvem atividades ou utilizam os serviços portuários.

 

A iniciativa é do Prosperity Fund, fundo de cooperação do Governo Britânico. No Brasil, o investimento dá assistência a projetos de comércio internacional, com o objetivo de reduzir o tempo de importação e exportação nos portos brasileiros.

 

O software será implantado por um consórcio de empresas, liderado pela Palladium UK, contratada pelo Prosperity Fund, com participação da Aliança Procomex, EY Brasil e Universidade de São Paulo (USP).

 

No evento, foram convidadas instituições que participam das atividades portuárias e comércio exterior, como Receita Federal, Anvisa, Antaq, Polícia Federal, representantes do Governo Federal e Municipal, Vigiagro e Capitania de Portos.

 

“A implementação do Port Community Systems facilitará a comunicação entre os principais agentes envolvidos em importação e exportação. Tudo será interligado, de forma mais eficiente, evitando o desperdício de tempo e trabalho. Ainda no primeiro trimestre de 2020, será feito um engajamento na comunidade portuária em Suape e nos outros três portos participantes do projeto”, explica Leonardo Cerquinho, presidente de Suape.

 

O PCS, além de otimizar, gerenciar e automatizar processos logísticos por meio de único envio de dados, é um forte instrumento para estimular a competitividade do comércio exterior no Brasil. Ele vem para se somar aos sistemas já existentes, como o Porto sem Papel (PSP). A diferença entre eles é que o PCS, além de integrar os entes envolvidos no comércio exterior, organiza os fluxos de informações e repassa para os agentes envolvidos, inclusive para o PSP que tem conexão direta com o Governo Federal.

 

Serviço:

Evento: Seminário sobre a Implantação da Comunidade Portuária (Port Community Systems – PCS)

Horário: das 9h às 13h

Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape

Endereço: Rodovia PE-60, KM 10, S/N, Engenho Massangana, Ipojuca-PE.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais