Login
Associe-se
NOTÍCIAS

COFCO: Produtores de soja no Paraguai recebem apoio para produção sustentável

Fonte: COFCO Internacional (10 de dezembro de 2019)


 
Apesar desses dias incansavelmente longos, centenas de produtores de soja da região se inscreveram em oficinas de produção sustentável, parte de um projeto mais amplo chamado Mejor Agro. Lançada em 2017, essa iniciativa planejava trabalhar com 100 agricultores, mas em outubro de 2019, cerca de 1.500 produtores haviam participado de oficinas de treinamento.
 
Implementado pela COFCO International, Solidaridad e Cooperativa Colonias Unidas , o projeto recebeu tanto interesse que agora é esperada uma segunda fase.
 
Suporte sob medida
O projeto aplica uma ferramenta digital – “Horizonte Rural” – para avaliar o gerenciamento da fazenda em mais de 100 indicadores de sustentabilidade. Esses indicadores cobrem questões ambientais, sociais e econômicas e baseiam-se nos padrões da Mesa Redonda sobre Soja Responsável (RTRS) e na legislação paraguaia.
 
Com base na avaliação inicial no nível da fazenda, foi gerado um plano de melhoria personalizado para cada agricultor participante. A ferramenta permitiu uma avaliação regular ao longo do projeto para monitorar o progresso e as necessidades de treinamento.
 
Depois que as lacunas e as necessidades de treinamento são identificadas, agrônomos e técnicos de campo visitam os agricultores para fornecer assistência técnica no nível da fazenda. O projeto também produziu manuais e materiais de treinamento, como vídeos e pôsteres. Até o momento, foram realizadas 36 oficinas.

As oficinas e suporte técnico cobriram gerenciamento financeiro, fertilidade do solo e doenças da soja, por exemplo, além de questões ambientais, como manejo florestal e hídrico. Eles também abordaram aspectos de saúde e segurança, incluindo manuseio seguro de agroquímicos, uso de equipamentos de proteção e direitos dos trabalhadores.
 
“Este projeto tornou a produção de soja mais sustentável”, diz Alma Acosta, gerente de programa da Solidaridad Paraguai. “É incrivelmente gratificante ver quanto progresso foi feito por agricultores individuais”.
 
Resultados mensuráveis
O progresso foi medido claramente, com avaliações obtendo notas de um a quatro. No início do projeto, por exemplo, cerca de 85% dos agricultores começaram no Nível Dois. Mas depois de dois anos, a maioria havia feito um progresso notável.
 
“Muitos dos agricultores tiveram acesso limitado a essas informações de antemão”, diz Alma. “Após as oficinas de treinamento e visitas técnicas, a maioria passou para os níveis três e quatro”.
 
A gestão financeira fez o maior progresso. No início do projeto, 52% dos agricultores foram classificados no Nível Dois pelo modo como administravam seus negócios, mas – após dois anos – cerca de 72% estavam no Nível 4.
 
Outra mudança evidente é que os agricultores agora usam e gerenciam seus agrotóxicos com mais eficiência e segurança.
 
O projeto Mejor Agro está recebendo reconhecimento internacional. O Pacto Global das Nações Unidas (UNGC), um pacto voluntário que incentiva as empresas a adotar práticas sustentáveis ??e socialmente responsáveis, convidou a Mejor Agro a apresentar o projeto em sua cúpula regional no México em dezembro deste ano. O UNGC observou o uso da tecnologia digital no projeto, análise em tempo real das práticas agrícolas e melhorias contínuas na sustentabilidade.