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3º Encontro Porto e Mar traz secretário Diogo Piloni para discutir expectativas para 2020


Fonte: G1 (9 de dezembro de 2019 )
Diogo Piloni fala sobre expectativas para 2020 no 3º Encontro Porto e Mar em Santos (SP) — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna de Santos

 

O 3° Encontro Porto e Mar, o último deste ano, aconteceu nesta sexta-feira (6) em Santos, no litoral de São Paulo. O evento, organizado pelo Grupo Tribuna, teve como palestrante Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, que discutiu o tema ‘O Porto de Santos e o sistema portuário nacional: uma análise sobre 2019 e as expectativas para 2020’ fazendo considerações no âmbito nacional e regional.

 

Piloni iniciou sua fala abordando questões do Ministério da Infraestrutura, responsável pela operação do setor de transportes de diferentes modalidades. O secretário teceu elogios à gestão portuária de Santos. Além disso, também comentou sobre o enxugamento nos repasses de recursos do governo, que vem sendo um dos maiores desafios para o Porto de Santos.

 

Desse modo, Piloni pondera que partir para a iniciativa privada é uma realidade cada vez mais próxima. “É preciso trabalhar com a iniciativa privada como uma forma de sobrevivência. Ter um ambiente de confiança para investimentos é um desafio, mas esse assunto está bem endereçado”, disse.

 

Segundo o palestrante, no passado, a economia mais fechada, a ação de agências reguladoras e baixos investimentos, além de capitais incipientes e premissas imprecisas eram os maiores desafios. Atualmente, grande parte deles já foi estabilizada. No cenário nacional, os juros estão controlados, há uma menor taxa de desemprego e o crescimento do PIB está dentro do que foi previsto para 2019, apesar de apresentar queda comparado a outros anos.

 

“A infraestrutura gera potencial de crescimento do país, tornando-se chave para recuperar o crescimento do país”, considerou. Ele também acrescentou que a nova visão do Ministério da Infraestrutura é que o Brasil se torne líder em transportes, em especial os aquaviários, traçando a meta para 2020 e 2021.

 

Desestatização
Além de considerar os aspectos econômicos da privatização, durante o 3° Encontro Porto e Mar do Grupo Tribuna, Diogo Piloni também considerou que, neste ano, os estudos para a desestatização do porto estão avançados. Ele expôs os diversos modelos de desestatização considerando que, atualmente, “quase 70% das cargas do país são transportadas por terminais de uso privado, mostrando que a desestatização não é algo tão distante assim.”

 

Houve ainda, discussão sobre o poder que deve ser concedido aos administradores da iniciativa privada no caso da desestatização. A operação de cargas é uma questão ainda indefinida, de acordo com Piloni.

 

Auditório do Grupo Tribuna em Santos (SP) recebe 3º Encontro Porto e Mar — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna de Santos

 

O último ponto levantado pelo palestrante foi o incentivo à cabotagem, com expectativa de monetização de três bilhões por ano com benefícios econômico, social e ambiental, caso fosse mais difundida. “São cargas que são prejuízo para caminhoneiro, que comprometem qualidade de vida”, finalizou considerando o aumento do volume de cargas nesta modalidade para os próximos anos.


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