SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Sul Norte investe na operação em dois portos brasileiros

Sul Norte investe na operação em dois portos brasileiros


Fonte: Portos e Mercados (6 de dezembro de 2019 )
Os terminais localizados em Santa Clara e no porto de Rio Grande foram concebidos interligados como parte da mesma solução logística do Polo Petroquímico.

 

Estrategicamente posicionada nos principais portos brasileiros, a Sulnorte, tradicional empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas e a segunda mais antiga do Brasil, identificou oportunidades em dois portos: Porto Alegre e Santarém, que seguem trajetória de crescimento. Porto Alegre apresenta um grande potencial de crescimento no Polo Químico de Santa Clara, assim como no cais comercial. Já Santarém está em obras de ampliação. De acordo com o projeto, o porto passará a comportar navios maiores e terá maior capacidade de armazenamento.

 

“Em Porto Alegre, a nossa frota é composta de três rebocadores de três eixos, variando entre 20 e 32 toneladas de tração estática – bollard pull, a mais segura e com maior manobrabilidade no porto”, ressalta Manoel Ramos, assessor comercial da Sulnorte. “Já em Santarém, operamos em regime de consórcio com nossos parceiros operacionais, criando soluções e agregando valor aos negócios dos nossos clientes”, afirma Ramos.

 

O Porto de Santarém é um porto fluvial brasileiro de médio porte, localizado no município de Santarém, no estado do Pará. Foi inaugurado em 11 de fevereiro de 1970 em uma área de 500.000 m² e está localizado à margem direita do Rio Tapajós, próximo à sua confluência com o Rio Amazonas. É o 23º lugar no ranking de portos brasileiros.

 

O Porto de Porto Alegre está situado no Canal dos Navegantes e tem cais acostável, com extensão de 8028 metros. A primeira porção do porto foi construída na década de 1850. Une o centro produtor regional com um dos maiores portos marítimos do Mercosul, o Porto de Rio Grande.

 

“Em Santarém, atendemos a demanda dos clientes da região demonstradas  naquele momento, oferecendo serviços de qualidade com preços competitivos “, destaca Luiz Felipe Gouvêa, diretor-executivo da Sulnorte. “Temos observado obras importantes que destravam desafios logísticos, como a BR-163. Acreditamos que a mudança geográfica na produção do agronegócio, como o Arco do Norte do Brasil, está gerando grandes desafios logísticos associados ao crescente fluxo de exportações. Nesse sentido, acreditamos que a região Norte desempenhará um papel importante no desenvolvimento de uma solução competitiva para essa nova fronteira e, portanto, representa uma área potencial de expansão para as operações da Sulnorte”, comenta Gouvêa.

 

Sobre a Sulnorte

Com o intuito de ampliar sua atuação, o Grupo H. Dantas, um dos mais antigos grupos empresariais do setor marítimo brasileiro, fundado em 1914, criou, em 1978, a Sulnorte Serviços Marítimos Ltda. Presente nos principais portos do país, a Sulnorte é uma tradicional empresa de rebocadores e a segunda mais antiga do Brasil. A Sulnorte presta serviços de apoio portuário e marítimo, atuando na atracação e desatracação de navios, reboques oceânicos, apoio a plataformas de exploração de petróleo e salvatagens. Atualmente, a Sulnorte opera em 12 portos ao longo da costa brasileira com uma frota própria de 20 embarcações.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais