SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Carga de 23 toneladas de fertilizantes furtada é recuperada em SP

Carga de 23 toneladas de fertilizantes furtada é recuperada em SP


Fonte: G1 (5 de dezembro de 2019 )
Carga estava em um caminhão próprio, segundo a Polícia Civil — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma carga de 23 toneladas de fertilizantes furtados foi recuperada por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos, na tarde de terça-feira (3), em Santos, no litoral de São Paulo. Os itens eram desviados assim que chegavam no Terminal do Porto de Santos. Durante a ocorrência, duas pessoas foram presas em flagrante.

 

De acordo com o boletim de ocorrência, a apreensão ocorreu na Rua Marquês de Herval, após os policiais receberem uma denúncia de desvio de carga e passarem a acompanhar a ação criminosa. Nesta terça-feira, as autoridade passavam pelo local, quando viram um caminhão suspeito e duas pessoas próximas limpando algo na via e decidiram realizar a abordagem.

 

Quando se aproximavam, perceberam que o carregamento era de fertilizantes e que a rua possuía vestígios da carga derramada. Além disso, a dupla jogava água na via para tentar limpar o adubo derramado. Ao ser questionado, o motorista do caminhão admitiu que a carga era desviada do carregamento de um navio.

 

O chefe dos investigadores da da DIG, Paulo Carvalhal, esclareceu que quando o carregamento sai do navio, obrigatoriamente, tem que passar pela balança, para ir ao pátio e ser liberado para seguir o seu destino. Nesse caso, a carga seguia primeiro para o pátio, com o objetivo de ser desviada.

 

“Lá eles dão o ‘corte’ na carga e depois mandam para balança para pesar. Eles [criminosos] costumam colocar areia para dar a mesma quantidade, ou seja, se eles tiram uma tonelada, então, colocam uma tonelada de areia para dar a mesma quantidade”, explica Carvalhal. Ainda segundo ele, o caminhão utilizado no crime era do motorista preso.

 

O veículo e a carga foram apreendidas e o caso foi registrado na DIG de Santos. A Polícia Civil segue com as investigações para saber se havia algum facilitar do desvio de carga dentro do terminal do porto.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais