SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Exposição em Santos mostra a vida de rios brasileiros

Exposição em Santos mostra a vida de rios brasileiros


Fonte: Prefeitura de Santos (3 de dezembro de 2019 )
Visitantes podem ter a sensação de voar em um paramotor e ver imagens em óculos virtual

Com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da utilização correta dos recursos hídricos e da preservação do meio ambiente, além de levar os visitantes a conhecer lugares, a história e a vida do povo ribeirinho, a exposição gratuita ‘Pelos Ares – 8.375 km de Rios’ chega a Galeria Braz Cubas (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) nesta sexta-feira (6). A mostra traz o material produzido pelo piloto Lu Marini, um dos mais importantes expedicionários de paramotor, em suas incursões pelos principais rios do País.

 

A exposição temática traz fotos e vídeos selecionados pelo piloto que retratam os rios e suas belezas naturais, e também um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar de paramotor (adaptação do parapente com motorização auxiliar, cujo é através de controle aerodinâmico).

 

‘Pelos Ares – 8.375 km de Rios’ poderá ser conferida até o próximo dia 16, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

 

PROJETO RIOS
Em 2014, Lu Marini deu início ao Projeto Rios, decolando para sobrevoar toda a extensão do rio mais poluído do Brasil. Foram mais de 1.100 quilômetros sobrevoando o Tietê, conhecendo de perto os problemas da poluição, além de presenciar a maior seca dos últimos 70 anos.

 

No ano seguinte, o piloto de aventura decolou para sobrevoar o Rio São Francisco. Foram 30 dias e quase 3 mil quilômetros, documentando a situação de um dos cursos d’água mais importantes da América do Sul.

 

Em 2016, o desafio foi conhecer o rio mais limpo do estado de São Paulo, o Paranapanema, e mapear os focos de mosquito da dengue na região. Em setembro do mesmo ano, o desafio mais emocionante de sua carreira foi realizado ao sobrevoar toda a extensão do Rio Doce e acompanhar de perto o maior desastre ambiental da história e todos os problemas enfrentados pela comunidade ribeirinha.

 

No ano seguinte, Marini sobrevoou um dos rios mais importantes do Brasil, o Araguaia. Foram 25 dias sobrevoando as belezas de um rio explorado turisticamente e conhecendo histórias emocionantes de quem mora às suas margens.

 

TROPA DE ELITE
Nascido em Itu, interior de São Paulo, Lu Marini é formado em administração de empresas, com MBA em marketing, e consolidou sua carreira profissional nas áreas de consultoria, comunicação e marketing. Com passagem por grandes corporações, fundou a própria empresa em 1990.

 

Hoje, atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários para a televisão, entre eles a série de expedições “Rastreando” e “Pousos e Decolagens”. No esporte, é piloto instrutor master de paramotor, recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade (Popocatépetl/México). Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos, além de ser instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais