SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Emissão de CO2 será neutralizada até 2050

Emissão de CO2 será neutralizada até 2050


Fonte: Valor Econômico (3 de dezembro de 2019 )
Foto: Pixabay

A Vale anunciou ontem que pretende neutralizar suas emissões de gás carbônico até 2050. “É uma mudança de patamar, de visão estratégica da Vale, de assumir o compromisso de ser uma empresa neutra em carbono em 2050”, disse Luiz Eduardo Osorio, diretor-executivo de relações institucionais, comunicação e sustentabilidade da mineradora.

 

Osorio disse que a empresa já tinha a meta de reduzir em 16% as emissões de CO2 até 2030, alinhada com o Acordo de Paris da Organização das Nações Unidas (ONU). Agora, para neutralizar até 2050, a companhia vai precisar reduzir as emissões de em 33%, disse Osorio.

 

Essa meta de redução se refere aos chamados escopo um e dois, que envolvem as emissões internas da companhia em seus processos (produção, tráfego e trens, vagões e caminhões, por exemplo). Osorio disse que em 2020 a Vale também vai anunciar uma meta para o escopo 3, que envolve a cadeia associada à mineração: a metalurgia e navegação, por exemplo.

 

A redução das emissões de gases poluentes é importante para uma empresa como a Vale, ligada à siderurgia que, por sua vez, contribui com cerca de 9% das emissões globais.

 

“Poucas empresas assumem metas de redução de emissões para o escopo 3 e nós estamos anunciando que, em 2020, teremos uma meta. Mas não sabemos ainda qual será porque há uma metodologia e um estudo técnico a serem feitos”, disse Osorio.

 

Outra meta na área de sustentabilidade anunciada pela Vale foi o compromisso de recuperar e proteger uma área adicional de 500 mil hectares de florestas até 2030. Hoje a mineradora tem um milhão de hectares protegidos, território equivalente à metade do Estado de Alagoas ou dez vezes o município do Rio de Janeiro.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais