SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Com dois executivos afastados, Cofco inicia auditoria no Brasil

Com dois executivos afastados, Cofco inicia auditoria no Brasil


Fonte: Money Times (3 de dezembro de 2019 )
A empresa quer saber se o problema, causado pelo uso contínuo de sistemas antigos, resultou em perdas, disseram as pessoas (Imagem: REUTERS/Thomas Peter)

Cofco International determinou uma auditoria interna de suas contas no Brasil e dois dos principais executivos no país continuam afastados, segundo pessoas a par do assunto.

 

O braço de trading global da gigante de alimentos da China decidiu fazer uma revisão das operações diante da rápida expansão da unidade brasileira, a maior da empresa, que teria perdido o controle de parte das finanças, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas porque as informações são confidenciais.

 

A empresa quer saber se o problema, causado pelo uso contínuo de sistemas antigos, resultou em perdas, disseram as pessoas.

 

A Cofco disse no mês passado que Valmor Schaffer, diretor-gerente da unidade de grãos e oleaginosas no Brasil, e o diretor financeiro regional, Wander Meyer, entraram de licença, mas não quis comentar o motivo. O destino dos executivos, que mostraram grandes divergências trabalhando juntos, será decidido em breve, disseram as pessoas.

 

A unidade da Cofco no Brasil, que responde por quase 70% dos funcionários da empresa, cresceu muito rápido e os controles financeiros apresentaram problemas devido ao uso de sistemas antigos, disseram as pessoas.

 

Os sistemas foram herdados com a integração da trading de grãos holandesa Nidera e da unidade agrícola da Noble Group, empresas adquiridas pela controladora Cofco Corp.

 

A Cofco gastou cerca de US$ 4 bilhões nas duas aquisições para criar uma trading global capaz de competir com a Archer-Daniels-Midland, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus, tradings tradicionais que dominaram a indústria no último século. Desde então, a Cofco tem enfrentado perdas devido às práticas irregulares de um trader em biocombustíveis e a descoberta de um rombo financeiro no Brasil.

 

Um porta-voz da Cofco International disse em resposta a perguntas que os dois executivos permanecem de licença e não quis fazer outros comentários.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais