SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Arábia Saudita assume a presidência do G20

Arábia Saudita assume a presidência do G20


Fonte: ANBA (3 de dezembro de 2019 )
The Yomiuri Shimbun/AFP

São Paulo – A Arábia Saudita assumiu a presidência rotativa do G20 neste domingo (1º), sucedendo a presidência japonesa de 2019. O país árabe do Golfo sediará a cúpula de líderes das dezenove maiores economias do mundo mais a União Europeia em 21 e 22 de novembro de 2020 em sua capital, Riad. O mandato tem duração de um ano. Esta será a primeira vez que o evento será realizado no mundo árabe – a Arábia Saudita é o único país árabe a integrar o bloco. Na foto acima, o príncipe saudita Mohammed Bin Salman cumprimenta o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante a reunião do G20 em Osaka, no Japão, em junho deste ano.

 

O rei saudita, Salman Bin Abdulaziz Al-Saud, disse em nota que “o país está otimista e busca construir um cenário para que o G20 apresente iniciativas e resultados que atendam às expectativas dos povos de todo o mundo”.

 

O príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman afirmou em nota que “durante sua presidência do G20, o reino da Arábia Saudita continuará com o trabalho de promover o consenso global e alcançar realizações tangíveis”.

 

Bin Salman disse ainda que a presidência do G20 da Arábia Saudita está comprometida em continuar o trabalho de Osaka e promover o consenso multilateral. “Trabalhando com nossos parceiros do G20, nos esforçaremos para realizar ações concretas e aproveitar oportunidades que irão nos permitir enfrentar os desafios do futuro”, afirmou o príncipe.

 

O reino se concentrará em três objetivos principais: empoderar pessoas, proteger o planeta e moldar novas fronteiras, de acordo com o comunicado. Antes da cúpula, a Arábia Saudita sediará mais de 100 eventos e conferências, entre reuniões ministeriais e reuniões de funcionários e representantes da sociedade civil.

 

O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que reúne líderes de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Coletivamente, os membros do G20 constituem cerca de 80% da produção econômica mundial, dois terços da população mundial e três quartos do comércio internacional, de acordo com o site do G20.

 

Além da Arábia Saudita, Japão e União Europeia, fazem parte do G20 o Brasil, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Também participam da cúpula líderes de países convidados e representantes de organizações internacionais convidadas, como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

*Com informações da Agência de Notícias Saudita (SPA).


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais