Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Pontos turísticos da capital terão testes de HIV e sífilis

Fonte: Governo do Estado de São Paulo (02 de dezembro de 2019)

A Secretaria de Estado da Saúde vai ofertar mais de 6 mil testes de HIV e sífilis em diferentes pontos turísticos da cidade de São Paulo. As ações preventivas ocorrem a partir desta segunda-feira (2) e seguem durante a semana, como parte da 12ª Campanha Fique Sabendo, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids (celebrado em 1º de dezembro).
 
Além da testagem para ambas as doenças, serão distribuídos cerca de 115 mil preservativos masculinos e femininos, bem como nove mil sachês de gel lubrificante. A programação é realizada por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, e integra locais como o Metrô Brás, Secretaria da Justiça, MASP, Memorial da América Latina, Casa da Cultura da Brasilândia, e conta com apoio da Aids Healthcare Foundation (AHF-Brasil).
 
A abertura é nesta segunda-feira (2), às 11h, com testagem no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Maps). Até a próxima segunda-feira (9), as testagens ocorrerão em outros espaços públicos, turísticos e culturais da capital. Veja a programação completa abaixo.
 
O teste rápido por fluido oral é gratuito, sigiloso e confiável. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos, com privacidade e sigilo do paciente garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que o paciente possa dar início ao tratamento.
 
“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves. “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em SP pela doença”, lembra ele.
 
Durante o ano
A testagem é gratuita e está disponível durante o ano todo na rede pública de saúde. Informações sobre locais para fazer o teste podem ser obtidas por meio do Disque DST/AIDS: 0800 16 25 50.
 
O diretor da AHF no Brasil, Beto de Jesus, lembra da importância da participação de profissionais da saúde e de toda a sociedade civil em ações relacionadas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. “Além da testagem, teremos uma atividade artística, com a construção de um painel grafitado com a participação das pessoas presentes. Queremos manter a promessa feita em muito espaços e há muito tempo: de que todas as pessoas devem ter acesso ao tratamento, assim como todas devem ter acesso aos insumos de prevenção e a testagem. Essa é uma luta de todos nós”, afirma.
 
Adesão recorde
A 12ª edição da Campanha Fique Sabendo teve 99% de adesão por parte das prefeituras de São Paulo. Neste ano, 640 municípios de SP aderiram à mobilização para ampliar o alcance das testagens de HIV e sífilis. “A adesão foi crescendo ao longo de 12 anos e agora chegou a 99,2% dos municípios. Este resultado é fruto do compromisso do estado de São Paulo na luta contra a Aids e na busca da ampliação do diagnóstico precoce de HIV e sífilis”, complementa o coordenador do Programa Estadual IST/Aids.
 
Em 2019, a campanha foca na importância do diagnóstico precoce destes dois agravos, principalmente entre jovens. O período oficial da campanha será de 1º a 7 de dezembro; no entanto, cada município poderá avaliar seu contexto local e estender as ações pelo tempo que considerar adequado. Desde 2017, o mês de dezembro é dedicado a atividades de enfrentamento do HIV/Aids e outras IST.
 
Programação:
Segunda-feira (2) – MASP
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Horário: das 11h às 19h
Ações: 1 mil testes rápidos de HIV com fluido oral, 30 mil preservativos masculinos, 6 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos
 
Quarta-feira (4) – Metrô Brás
Horário: das 10h30 às 14h30
Ações: 500 testes rápidos de HIV e sífilis, 500 autotestes de HIV, 15 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos
 
Sexta-feira (6) – Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 (próximo à estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)
Horário: das 9h30 às 16h
Ações: 500 testes rápidos de HIV e sífilis, 20 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos
 
Sábado (7) – Casa Cultural da Vila Brasilândia
Endereço: Rua General Penha Brasil, 2508
Horário: das 12h às 16h
Ações: 400 testes rápidos de HIV e sífilis, 400 autotestes de HIV, 20 mil preservativos masculinos, 2 mil sachês de gel lubrificante e 2 mil preservativos femininos
 
Segunda-feira (9) – Secretaria da Justiça
Endereço: Páteo do Colégio, 148 (próximo estação Sé do Metrô)
Horário: das 9h30 às 15h30
Ações: 400 testes rápidos de HIV e de sífilis, 400 autotestes de HIV, 20 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos