SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Santos participa de treinamento da Defesa Civil do Estado para Operação Chuvas de Verão

Santos participa de treinamento da Defesa Civil do Estado para Operação Chuvas de Verão


Fonte: Prefeitura de Santos (29 de novembro de 2019 )
Foto: Leandro Ordonez

Profissionais da Defesa Civil de Santos participam nesta quinta e sexta-feira (28/29), em Cubatão, de um treinamento promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) para a Operação Chuvas de Verão, que começa no próximo domingo (1º).

 

A oficina conta com palestras de representantes da Defesa Civil Estadual, da Cruz Vermelha de São Paulo, do Instituto Geológico (IG), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e de uma empresa especializada em estudos meteorológicos. O público inclui integrantes da Defesa Civil dos nove municípios da Baixada Santista.

 

Para o secretário-chefe da Casa Militar e Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Júnior, o encontro é “extremamente importante”. “Serão passadas a previsão meteorológica, as ações de vistoria de campo e outras orientações, com troca de informações, compartilhamento de problemas e busca por soluções”, detalha, mencionando a importância da preparação. “Não atuamos apenas na emergência, mas também no período que antecede os meses mais chuvosos. São quase mil agentes municipais treinados”.

 

Segundo ele, Santos está entre as cidades que recebem maior atenção dentro do Plano de Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do Estado por conta do histórico de ocorrências, das características do relevo e da quantidade de áreas de risco. Além disso, ressalta que “a Defesa Civil de Santos é extremamente estruturada e serve de exemplo para os demais municípios”.

 

PARCERIA
Presente ao encontro, o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, cita a parceria realizada anualmente. “Mais especificamente agora, no verão, há esse trabalho conjunto, no qual a Defesa Civil do Estado coloca técnicos à nossa disposição e, quando a situação exige, entra com recursos e ajuda humanitária”.

 

OPERAÇÃO
A Operação Chuvas de Verão será realizada de 1º de dezembro a 31 de março, colocando em prática PPDCs para escorregamentos e inundações. Ao todo, são oito planos, abrangendo os 176 municípios mais vulneráveis do estado.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais