SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Itajaí recebe 27ª embarcação com carros da montadora General Motors

Porto de Itajaí recebe 27ª embarcação com carros da montadora General Motors


Fonte: Jornal Folha Litoral (29 de novembro de 2019 )

 

Nesse segunda-feira (25), atracou no Porto de Itajaí, o navio General San Martin. Esta é a 27ª embarcação com carros importados da montadora General Motors (GM-Chevrolet).

 

Desta vez, foram descarregados 1.370 veículos modelo Cruze através do sistema Roll On Roll Off. Com a atracação dessa segunda, o somatório de veículos desembarcados, desde junho de 2018, chega a 32.852 veículos.

 

O navio de bandeira liberiana, tem 175,91 metros de comprimento por 31,15 metros de largura (boca). A embarcação, que pertence ao Armador Maruba, partiu do Porto de Zarate (Argentina) e segue rumo ao porto de Paranaguá-PR.

 

De acordo com a Gerência de Operações do Porto de Itajaí, a atracação ocorreu no berço 03 (porto público), às 13h de segunda feira. Suas operações iniciaram as 13:35h e encerraram às 20:55h horas. Sua desatracação aconteceu às 02:40h da terça-feira (26).

 

Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas, utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

 

A primeira atracação desse tipo aconteceu no dia nove de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise. Os carros estavam a bordo do navio Apollo Highway, de bandeira panamenha.

 

“Todo esse empenho em solidificar esse tipo de movimentação de cargas, nos preenche de orgulho e satisfação. Em mais de um ano receber quase trinta navios deste porte, nos reflete o quanto o Porto de Itajaí é importante para esse tipo de operações”, destaca Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí.

 

Desde então o Porto de Itajaí tem se tornado referência na região para o desembarque de veículos. Em outubro a APM Terminals renovou por mais um ano o contrato com a montadora americana General Motors (GM).

 

“Todos nós labutamos e brigamos muito pela movimentação de contêineres, que tem impacto a nível de distribuição de riquezas fantástico. Mas também, como porto público, temos essa característica de ter essa pulverização de cargas. Com um belo trabalho da operadora APM Terminals, conseguimos a renovação do contrato por mais um ano, o que é muito importante para a municipalidade, que terá um retorno das taxas e impostos. Isso justifica a nossa condição de fomento e desenvolvimento socioeconômico e impulsiona nossa atividade. Então mais uma vez parabéns à operadora, à nossa mão de obra e a todos nós que efetivamente trabalhamos nessa atividade. Quero agradecer também ao Dr. Fábio da Veiga, enquanto superintendente, fez um belo trabalho, e quem sabe em breve, possamos anunciar mais uma montadora operando em nosso porto”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

 

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

 

De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, a próxima atracação com veículos da GM está programada a vinda do navio MICHIGAN HIGHWAY para o dia 15 de dezembro. Com o próximo desembarque, o Porto de Itajaí poderá ultrapassar a marca de mais de 34 mil unidades da montada GM.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais